Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/961
Author(s): Ruivo, Manuel Seca
Date: 1987
Title: O sociólogo na gestão da empresa: Da estratégia à capacidade táctica
Journal title: Sociologia, Problemas e Práticas
Number: 2
Pages: 91-103
ISSN: 0873-6529
Keywords: Gestão de empresas
Papel do sociólogo
Subsistema sociocultural na empresa
Abstract: O que realmente se pensa da actividade de um sociólogo surge como reflexo de uma incapacidade de análise aos "enjeux" da empresa, manifestada pela maioria dos seus actores sociais, visto que, habitualmente, na sua gestão só são privilegiados os subsistemas técnico e económico. Integrar o subsistema sociocultural na gestão da empresa, numa perspectiva socio-técnica-económica é definir a atribuição causal dos custos; é possibilitar decisões de investimentos articulando-se os subsistemas técnico e sociocultural; é procurar outros ganhos de produtividade. Neste sentido, a abordagem sociológica, ainda que descompartimentada disciplinarmente, introduz um contributo importante. Contudo, tem de se aferir o subcódigo sociológico com os quadros de referência dos gestores. Esta é a forma, provocatoriamente direi a única forma, para se viabilizar a presença e o contributo do sociólogo na rendibilização do produto empresa.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_hdl961.pdf4,17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.