Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/961
Autoria: Ruivo, Manuel Seca
Data: 1987
Título próprio: O sociólogo na gestão da empresa: Da estratégia à capacidade táctica
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 2
Paginação: 91-103
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Gestão de empresas
Papel do sociólogo
Subsistema sociocultural na empresa
Resumo: O que realmente se pensa da actividade de um sociólogo surge como reflexo de uma incapacidade de análise aos "enjeux" da empresa, manifestada pela maioria dos seus actores sociais, visto que, habitualmente, na sua gestão só são privilegiados os subsistemas técnico e económico. Integrar o subsistema sociocultural na gestão da empresa, numa perspectiva socio-técnica-económica é definir a atribuição causal dos custos; é possibilitar decisões de investimentos articulando-se os subsistemas técnico e sociocultural; é procurar outros ganhos de produtividade. Neste sentido, a abordagem sociológica, ainda que descompartimentada disciplinarmente, introduz um contributo importante. Contudo, tem de se aferir o subcódigo sociológico com os quadros de referência dos gestores. Esta é a forma, provocatoriamente direi a única forma, para se viabilizar a presença e o contributo do sociólogo na rendibilização do produto empresa.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl961.pdf4,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.