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http://hdl.handle.net/10071/9363
Author(s): | Veloso, A. Silva, M. J. Silva, I. Caetano, A. |
Date: | 2015 |
Title: | Fatores que afetam a transferência da aprendizagem para o local de trabalho |
Volume: | 55 |
Number: | 2 |
Pages: | 188 - 201 |
ISSN: | 0034-7590 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.1590/S0034-759020150208 |
Keywords: | Aprendizagem Transferência Formação |
Abstract: | O treinamento visa responder às necessidades de desenvolvimento das pessoas e das organizações (Grohmann & Kauffeld, 2013). Baseado no modelo de Holton, realizou-se um estudo que procura identificar e compreender os fatores envolvidos no processo de transferência de aprendizagem para o posto de trabalho de duas ações de treinamento distintas quanto ao design e às competências. O estudo decorreu numa organização portuguesa e envolveu 98 participantes. Realizaram-se entrevistas com ex-formandos com o objetivo de explorar os fatores que facilitaram ou dificultaram a transferência das aprendizagens e aplicou-se o Inventário do Sistema de Transferência da Aprendizagem, versão portuguesa (Holton, Bates, Seyler & Carvalho, 1997; Velada & Caetano, 2009). Os resultados sugerem que o modelo de Holton model (2005) mostra o que os treinandos identificaram como importante para a transferência da aprendizagem e que há diferenças em relação aos fatores de transferência de acordo com o tipo de treinamento. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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