Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9072
Author(s): Marcos, Tânia Carina Paulo
Advisor: Machado, Maria João
Date: 2010
Title: Conceptualização do BSC: Estudo de caso numa empresa de promoção imobiliária
Reference: Marcos, T. C. P. (2010). Conceptualização do BSC: Estudo de caso numa empresa de promoção imobiliária [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9072
Keywords: Balanced Scorecard --
Mapa estratégico
Promoção imobiliária
Strategy map
Estudo de caso -- Case study
Property development
Abstract: Após uma breve análise da literatura existente sobre o Balanced Scorecard, não foram encontrados estudos da sua aplicação para a área da promoção imobiliária, tendo surgido assim uma oportunidade para colmatar esta lacuna. Este trabalho tem como objectivo a conceptualização de um Mapa Estratégico e de um Balanced Scorecard para uma empresa do sector da promoção imobiliária. Os pressupostos ontológicos e epistemológicos associados ao estudo vão de encontro ao paradigma teórico da investigação interpretativista. O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, tendo a informação sido recolhida maioritariamente através de entrevistas semi-estruturadas, no entanto, também foram utilizados os relatórios e contas da organização, mapas do controlo de gestão, site da empresa, informação da imprensa especializada, conversas informais mantidas ao longo de todo este processo, visitas aos empreendimentos comercializados e a observação directa. Foi concluído que é possível a sistematização de um Mapa Estratégico e de um Balanced Scorecard para este tipo de actividade
After a brief review of the existing literature on the Balanced Scorecard, there weren’t found studies of its application in the area of property development, having emerged an opportunity to fill this gap. This paper aims to conceptualise a Strategy Map and a Balanced Scorecard for a business of property development. The ontological and epistemological assumptions associated with the study support the theoretical paradigm of interpretive research. The research method used was the case study, the information was collected mainly through semi-structured interviews, however, we also used reports and accounts of the organization, maps of management control, the company's website, press information, informal conversations held throughout this process, visits to commercialized areas and direct observation. It was concluded that it´s possible to systematize a Strategy Map and a Balanced Scorecard for this type of activity.
Degree: Mestrado em Contabilidade
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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