Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8784
Autoria: Gomes, Ivo Alexandre Correia
Orientação: Pinto, Paulo Tormenta
Costa, Pedro
Data: 2014
Título próprio: A escola hoje: uma abordagem crítica e reflexiva sobre o espaço de aprendizagem nos dias de hoje
Referência bibliográfica: Gomes, I. A. C.(2014). A escola hoje: uma abordagem crítica e reflexiva sobre o espaço de aprendizagem nos dias de hoje [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8784>.
Palavras-chave: School
Learning space
Learning community
Architecture
Escola
Espaço de aprendizagem
Comunidades de aprendizagem
Arquitetura
Resumo: The present dissertation aims to be a critical reflection regarding the learning space, usually associated to schools, influencing the projectual component of the Projeto Final de Arquitetura in a more updated perspective. The “Learning Community” rises as an emerging educational model which must be considered to the contemporary learning environment. This way, it is important to understand the role of the architect as an active agent in the organization of the learnig space accordingly to this new model. Under the perspective of an architect, the methodic development of this article aims to answer one first question: How should be the learning space nowadays?
A presente dissertação procura funcionar como reflexão crítica sobre o espaço de aprendizagem, normalmente associado à escola, para influenciar a vertente projetual de Projeto Final de Arquitetura numa perspetiva mais atualizada. A “Comunidade de Aprendizagem” surge como modelo educativo emergente, que interessa ser considerado na construção do ambiente de aprendizagem contemporâneo. Deste modo, interessa entender o papel do arquiteto como agente ativo na estruturação do espaço de aprendizagem segundo o novo modelo de aprendizagem. O desenvolvimento metodológico deste artigo procura, na perspetiva do arquiteto, responder a uma pergunta de partida: Como deve ser o espaço de aprendizagem nos dias de hoje?
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ivo_correia_gomes.pdf
  Restricted Access
62,45 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.