Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/866
Autoria: Pereira, Conceição
Data: Dez-1996
Título próprio: Uma proposta de avaliação de acções de formação
Número: Nº 22
Paginação: pp. 155-169
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Investimento em formação
Avaliação de acções
Etapas do processo de formação
Investment in training
Evaluation of programmes
Stage in the training process
Resumo: Este texto coloca em destaque um conjunto de pressupostos e procedimentos que deverão estar na base do trabalho de concepção e operacionalização de uma metodologia de avaliação de acções de formação profissional. O modelo de avaliação proposto procura situar a acção de formação no contexto organizacional em que a mesma se enquadra, em função do seu potencial contributo para a resolução ou prevenção de problemas e da sua capacidade em produzir efeitos. A acção é concebida como um processo dinâmico, constituído por etapas diferenciadas (definição de objectivos, estruturação, execução e resultados), cuja interacção explica o grau de adequação entre objectivos e resultados da formação.
This text highlights a collection of premises and procedures which should constitute the basis for developing and implementing a methodology for the evaluation of vocational training initiatives. The proposed evaluation model seeks to place the training initiative in the organisational context, according to its potential contribution to the resolution or prevention of problems and to its capacity to be effective. The training initiative is designed as a dynamic process constituted by distinct stages (definition of objectives, structuring, implementation and results) whose interaction shows the degree of correspondence between the training objectives and the training results.
Ce texte met en lumière un ensemble de prémisses et de procédés qui devront être à la base du travail de conception et de mise en oeuvre d"une méthodologie destinée à l"évaluation des actions de formation professionnelle. Le modèle d"évaluation proposé place l"action de formation dans le contexte organisationnel, selon sa capacité de contribuer à la résolution ou à la prévention des problèmes et de produire des effets. L"action est conçue comme un processus dynamique en" plusieurs étapes (définition d"objectifs, structuration, exécution et résultats) dont l"interaction explique le degré d"adéquation entre les objectifs et les résultats de la formation.
Este texto destaca un conjunto de presupuestos y procedimientos que deberán estar en la base del trabajo de concepción y operacionalización de una metodología de evaluación de las acciones de formación profesional. El modelo de evaluación propuesto procura situar la acción de formación en el contexto organizativo en el que la misma se encuadra, en función de su potencial contribución para la resolución ó prevención de problemas y de su capacidad para producir efectos. La acción es concebida como un proceso dinámico, constituido por etapas diferenciadas (definición de objetivos, estructuración, ejecución y resultados), cuya interacción explica el grado de adecuación entre objetivos y resultados de la formación.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10.pdf184,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.