Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8606
Author(s): Fernandes, Teresa de Jesus Simões
Advisor: Fernandes, Alexandra
Date: 2014
Title: Indicadores para a gestão dos processos de inovação de empresas STARTUP
Reference: Fernandes, T. J. S.(2014). Indicadores para a gestão dos processos de inovação de empresas STARTUP [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8606
Keywords: Gestão da inovação
Indicadores
Fatores de sucesso
Empresas startup
Abstract: Nos últimos anos a indústria dos negócios tornou-se altamente competitiva, devido essencialmente ao rápido desenvolvimento da economia aberta e criativa, por isso, os empreendedores devem explorar as suas competências em inovação para desenvolverem produtos ou serviços desejáveis, realizáveis e vendáveis. O desenvolvimento de boas práticas de inovação influência positivamente o desempenho das empresas, a economia nacional e a qualidade de vida da população. Assume-se de igual importância a existência de um sistema de indicadores que avalie e controle o desempenho das práticas de inovação para que as empresas sejam capazes de fazer um planeamento adequado das estratégias e objetivos a alcançar para uma maior competitividade. Perante a identificação desta problemática e sendo o fenómeno de inovação um motor de crescimento, a presente investigação pretendeu encontrar uma ferramenta de gestão capaz de monitorizar os processos de inovação de um contexto empresarial específico: as empresas startup. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo qualitativo e foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 12 empresas startup da Agência DNA Cascais. No enquadramento teórico e nas entrevistas realizadas aos responsáveis pela gestão das empresas startup foram analisados os fatores de sucesso, os processos e os indicadores de desempenho presentes na gestão da inovação. Tais ações permitiram a seleção de um conjunto de dimensões, indicadores e medidas que originaram um sistema capaz de monitorizar as capacidades e o desempenho da inovação em empresas startup, tanto de base tecnológica como low-tech.
Over the last years the business industry has become highly competitive, mainly due to the fast development of open and creative economy, hence entrepreneurs should explore their skills in innovation to develop desirable, achievable and marketable products or services. The development of good innovation practices positively influence’s business performance, the national economy and quality of life. With an equal level of importance the existence of a system of indicators to assess and control the performance of innovation practices allowing companies to make proper planning of strategies to achieve greater competitiveness. Given this problem and the phenomenon of innovation as a driver of growth, this research sought to find a management tool capable of monitoring the processes of innovation in a specific business environment for startup companies. This way, a qualitative study was developed and semi-structured interviews were conducted with 12 startups from DNA Cascais Agency. Through the theoretical framework and the interviews conducted, success factors, processes and performance indicators present in innovation management were analysed. Such actions allowed the selection of a set of dimensions, indicators and measures that generated a system capable of monitoring capabilities and innovation performance in both technology and low-tech companies.
Degree: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_teresa_jesus_fernandes.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.