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dc.contributor.advisorFernandes, Alexandra-
dc.contributor.authorFernandes, Teresa de Jesus Simões-
dc.date.accessioned2015-03-17T11:17:52Z-
dc.date.available2015-03-17T11:17:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-06por
dc.identifier.citationFernandes, T. J. S.(2014). Indicadores para a gestão dos processos de inovação de empresas STARTUP [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8606pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8606-
dc.description.abstractNos últimos anos a indústria dos negócios tornou-se altamente competitiva, devido essencialmente ao rápido desenvolvimento da economia aberta e criativa, por isso, os empreendedores devem explorar as suas competências em inovação para desenvolverem produtos ou serviços desejáveis, realizáveis e vendáveis. O desenvolvimento de boas práticas de inovação influência positivamente o desempenho das empresas, a economia nacional e a qualidade de vida da população. Assume-se de igual importância a existência de um sistema de indicadores que avalie e controle o desempenho das práticas de inovação para que as empresas sejam capazes de fazer um planeamento adequado das estratégias e objetivos a alcançar para uma maior competitividade. Perante a identificação desta problemática e sendo o fenómeno de inovação um motor de crescimento, a presente investigação pretendeu encontrar uma ferramenta de gestão capaz de monitorizar os processos de inovação de um contexto empresarial específico: as empresas startup. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo qualitativo e foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 12 empresas startup da Agência DNA Cascais. No enquadramento teórico e nas entrevistas realizadas aos responsáveis pela gestão das empresas startup foram analisados os fatores de sucesso, os processos e os indicadores de desempenho presentes na gestão da inovação. Tais ações permitiram a seleção de um conjunto de dimensões, indicadores e medidas que originaram um sistema capaz de monitorizar as capacidades e o desempenho da inovação em empresas startup, tanto de base tecnológica como low-tech.por
dc.description.abstractOver the last years the business industry has become highly competitive, mainly due to the fast development of open and creative economy, hence entrepreneurs should explore their skills in innovation to develop desirable, achievable and marketable products or services. The development of good innovation practices positively influence’s business performance, the national economy and quality of life. With an equal level of importance the existence of a system of indicators to assess and control the performance of innovation practices allowing companies to make proper planning of strategies to achieve greater competitiveness. Given this problem and the phenomenon of innovation as a driver of growth, this research sought to find a management tool capable of monitoring the processes of innovation in a specific business environment for startup companies. This way, a qualitative study was developed and semi-structured interviews were conducted with 12 startups from DNA Cascais Agency. Through the theoretical framework and the interviews conducted, success factors, processes and performance indicators present in innovation management were analysed. Such actions allowed the selection of a set of dimensions, indicators and measures that generated a system capable of monitoring capabilities and innovation performance in both technology and low-tech companies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão da inovaçãopor
dc.subjectIndicadorespor
dc.subjectFatores de sucessopor
dc.subjectEmpresas startuppor
dc.titleIndicadores para a gestão dos processos de inovação de empresas STARTUPpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201047675-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia-
dc.subject.jelO31-
dc.subject.jelM13-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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