Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8426
Author(s): Mauritti, R
Martins, S. C.
Date: 2014
Title: Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação
Journal title: Sociologias
Volume: 16
Number: 37
Pages: 144 - 175
ISSN: 1517-4522
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/15174522-016003706
Keywords: Classe média
Padrões de renda
Consumos
Práticas culturais e TIC
Abstract: Este artigo dá conta de configurações de práticas culturais e de consumo e estilos de vida, tendo por referência o momento de contração das condições sociais e econômicas atuais, em Portugal. Um dos traços mais marcantes das transformações a que estamos a assistir está ligado com o aumento de desigualdades sociais no acesso a bens e a recursos característicos de uma sociedade do conhecimento e de uso mais intensificado de tecnologias de informação e comunicação. Contrariando algumas das visões sobre a irrelevância de uma conceção das classes sociais, pretende-se desenvolver uma perspetiva de “classe média”, através da identificação de princípios sociais padronizados de diferenciação estrutural de recursos e oportunidades. Esta aproximação teórica-analítica à classe média pretende ainda dar conta das repercussões de um contexto economicamente recessivo e de aprofundamento de desigualdades, situando esse segmento social. Esta proposta tem como base empírica os resultados de um estudo (online) aos rendimentos e consumos das famílias de classe média em Portugal, promovido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) no último trimestre de 2012, e desenvolvido no quadro do Projeto Pensar o futuro e encontrar novas perspetivas para a promoção sustentada do bem-estar e qualidade de vida.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
publisher_version_sociologias.pdf667,86 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.