Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8318
Author(s): Pacheco, Mónica
Date: 2013
Title: RE-PLAY: INTERACTIONS WITH HISTORY IN THE DESIGN STUDIO
Number: 2013
Event title: O que é uma escola de Projeto na contemporaneidade – Questões de ensino e critica do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo
Keywords: Estúdio
História da arquitetura
Ensino da arquitetura
Interações
Representação
Design studio
History of architecture
Architectural education
Interactions
Representation
Abstract: A arquitetura estabeleceu, desde sempre, relações com a sua história. Contudo esta só viria a constitui-se enquanto disciplina no séc. XIX, quase dois séculos depois da emergência do ensino academizado em França. Efetivamente, a abertura da Académie Royale d’Architecture, em 1671, impulsionou inúmeras investigações que revelam o interesse crescente no conhecimento rigoroso do passado. Porém, é apenas no contexto do Polytechnique que a relação entre história da arquitetura e práxis, como até então era entendida, é desafiada, paradoxalmente num curso para futuros engenheiros. O tema adquire uma enorme importância no discurso arquitetónico sendo alvo de constantes reposicionamentos críticos até muito recentemente, parecendo ter sido votada ao ostracismo na maioria das escolas, onde se assiste-se ao uso da história de modo tecnocrático e reducionista, traduzindo-se em análises e organigramas inconsequentes. A presente investigação, assente no desenvolvimento do workshop de uma semana intitulado Re-play (modernism) realizado em Salerno com alunos do segundo ano, propõe-se refletir sobre o potencial generativo dos precedentes históricos e testar o modo como estes podem ser instrumentalizados de forma criativa através dos próprios processos de representação. Da análise dos resultados espera-se que possam advir novas práticas pedagógicas que questionem e desafiem a condição pós-moderna.
Architecture has always established interactions with its history. However, as a discipline, it was only recognized as such in the 19th century, almost two hundred years after the emergence of the academic teaching system. In fact, the opening of the Académie Royale d’Architecture in 1671 has boosted many research projects that revealed an increasingly interest in a rigorous knowledge of the past. Nevertheless, it was only within the context of the Polytechnique, and paradoxically in a course for future engineers, that the relation between history and practice has it was understood, was definitely challenged. The theme acquires enormous importance in the architectural discourse, and a target of critical reasoning until very recently, being ostracized in most schools where the use of history in a technocratic and reductionist way is translated into inconsequential analyses and organigrammes. This paper intends to reflect upon the generative potential of historic precedents from a one week workshop developed in Salerno with 2nd year students. The title Re-play (modernism) aimed, simultaneously, to question the postmodern condition and to test the ways in which they can be used in creative ways from the process of representation, calling for new pedagogies within the design studio.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:DAU-AC - Atas de congresso/Proceedings (organização, edição literária, ...)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RePlay_MonicaPacheco_2013.pdf3,81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.