Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8318
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, Mónica-
dc.date.accessioned2015-01-14T16:57:41Z-
dc.date.available2015-01-14T16:57:41Z-
dc.date.issued2013en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8318-
dc.description.abstractA arquitetura estabeleceu, desde sempre, relações com a sua história. Contudo esta só viria a constitui-se enquanto disciplina no séc. XIX, quase dois séculos depois da emergência do ensino academizado em França. Efetivamente, a abertura da Académie Royale d’Architecture, em 1671, impulsionou inúmeras investigações que revelam o interesse crescente no conhecimento rigoroso do passado. Porém, é apenas no contexto do Polytechnique que a relação entre história da arquitetura e práxis, como até então era entendida, é desafiada, paradoxalmente num curso para futuros engenheiros. O tema adquire uma enorme importância no discurso arquitetónico sendo alvo de constantes reposicionamentos críticos até muito recentemente, parecendo ter sido votada ao ostracismo na maioria das escolas, onde se assiste-se ao uso da história de modo tecnocrático e reducionista, traduzindo-se em análises e organigramas inconsequentes. A presente investigação, assente no desenvolvimento do workshop de uma semana intitulado Re-play (modernism) realizado em Salerno com alunos do segundo ano, propõe-se refletir sobre o potencial generativo dos precedentes históricos e testar o modo como estes podem ser instrumentalizados de forma criativa através dos próprios processos de representação. Da análise dos resultados espera-se que possam advir novas práticas pedagógicas que questionem e desafiem a condição pós-moderna.por
dc.description.abstractArchitecture has always established interactions with its history. However, as a discipline, it was only recognized as such in the 19th century, almost two hundred years after the emergence of the academic teaching system. In fact, the opening of the Académie Royale d’Architecture in 1671 has boosted many research projects that revealed an increasingly interest in a rigorous knowledge of the past. Nevertheless, it was only within the context of the Polytechnique, and paradoxically in a course for future engineers, that the relation between history and practice has it was understood, was definitely challenged. The theme acquires enormous importance in the architectural discourse, and a target of critical reasoning until very recently, being ostracized in most schools where the use of history in a technocratic and reductionist way is translated into inconsequential analyses and organigrammes. This paper intends to reflect upon the generative potential of historic precedents from a one week workshop developed in Salerno with 2nd year students. The title Re-play (modernism) aimed, simultaneously, to question the postmodern condition and to test the ways in which they can be used in creative ways from the process of representation, calling for new pedagogies within the design studio.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFAU UPM – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Presbiteriana Mackenzieen_US
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstúdiopor
dc.subjectHistória da arquiteturapor
dc.subjectEnsino da arquiteturapor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectDesign studiopor
dc.subjectHistory of architecturepor
dc.subjectArchitectural educationpor
dc.subjectInteractionspor
dc.subjectRepresentationpor
dc.titleRE-PLAY: INTERACTIONS WITH HISTORY IN THE DESIGN STUDIOpor
dc.typeconferenceObjecten_US
dc.event.titleO que é uma escola de Projeto na contemporaneidade – Questões de ensino e critica do conhecimento em Arquitetura e Urbanismopor
dc.event.typeConferênciapor
dc.event.locationSão Paulopor
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalO que é uma escola de Projeto na contemporaneidade – Questões de ensino e critica do conhecimento em Arquitetura e Urbanismoen_US
dc.number2013en_US
degois.publication.issue2013por
degois.publication.locationSão Paulopor
degois.publication.titleO que é uma escola de Projeto na contemporaneidade – Questões de ensino e critica do conhecimento em Arquitetura e Urbanismopor
dc.date.updated2015-01-11T18:38:42Z-
Aparece nas coleções:DAU-AC - Atas de congresso/Proceedings (organização, edição literária, ...)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RePlay_MonicaPacheco_2013.pdf3,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.