Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8283
Author(s): Braz, Ana Mafalda Bernardo Duarte d´Almeida
Advisor: Martins, Susana da Cruz
Date: 2013
Title: Ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico: experiência organizacional num colégio em Lisboa
Reference: Braz, A. M. B. D. A.(2013). Ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico: experiência organizacional num colégio em Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8283
Keywords: Projeto
Educação bilingue
1º Ciclo do ensino básico
Ensino privado
Project
Bilingual education
Private school
Abstract: O projeto em estudo surge como consequência de um outro (já desenhado pela instituição em análise) e resulta de uma necessidade de desenvolver o ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico de um Colégio em Lisboa. O projeto pretende dar continuidade ao iniciado, abordando não só questões pedagógicas como de gestão e administração. Este projeto objetiva a implementação do ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico deste Colégio, seguindo as suas várias fases: diagnóstico, plano de ação e a (preparação para a) avaliação. Propõe-se que as mudanças afetas ao projeto não sejam tomadas por impulso mas que sejam pensadas e desenhadas de acordo com os problemas levantados e de forma sustentada. A metodologia utilizada assenta em vários instrumentos e estratégias de recolha de informação – (questionários, análise SWOT, tabela de problemas e finalidades, focus group) – e foi pensada de acordo com a realidade da instituição em análise, pretendendo-se contribuir para ultrapassar os problemas existentes e criar possíveis soluções.
This project emerges from another one (already designed by the school) and it is a result of a necessity of developing the bilingual education in the key stage 2 (1º ciclo do Ensino Básico in Portugal) of a private school in Lisbon. This project intends to continue the work that has been done by the school by approaching not only pedagogical but also management and administration affairs. This project seeks to implement the bilingual education in this school by following different stages: diagnostic, planning and evaluation. In addition, it is required that the changes related to the project shouldn´t be taken unreflectively but, on the contrary, taken in a reasonably way by thinking and designing them according to the risen problems and under a theoretical point of view. The used methodology – questionnaires, SWOT analysis, problems and purposes chart, focus group, semi-directive interview – was thought in consonance with the school reality and aspires to help it to overcome the currently problems and to create possible solutions.
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ana_duarte_braz.pdf421,64 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.