Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/8275
Author(s): | Cadima, J. Aguiar, C. Barata, M. |
Date: | 2014 |
Title: | Projeto CARE: Desafios de uma avaliação relevante e culturalmente sensível dos contextos educativos a nível europeu |
Volume: | 10 |
Number: | 31 |
Pages: | 54-67 |
ISSN: | 1646-2335 |
Keywords: | Projeto CARE Educação de infância Avaliação Qualidade Pais e educadores de infância. |
Abstract: | O projeto CARE, financiado pela Comissão Europeia e dedicado à Análise do Currículo, Qualidade e Revisão do Impacto da Educação e Cuidados para a Infância, a nível europeu, tem como principais objetivos desenvolver um quadro de referência europeu que sistematize (a) os objectivos para a educação e o desenvolvimento da criança, a avaliação da qualidade, as abordagens curriculares e as tomadas de decisão política na educação pré-escolar e cuidados para a infância, e (b) as estratégias mais eficazes para organizar, financiar e gerir os serviços de educação pré-escolar e cuidados para a infância. Este projeto, com início em Janeiro de 2014, será particularmente útil no desenvolvimento de um quadro europeu de educação de infância em dois aspectos: (1) na integração do conhecimento científico atual e não publicado desenvolvido em vários países europeus, e (2) na inclusão das perspectivas dos intervenientes na educação de infância, contribuindo assim para integrar valores e crenças culturais nos atuais quadros de referência em educação de infância. O presente trabalho pretende apresentar o projeto CARE e discutir como este aborda a problemática da avaliação dos contextos de educação pré-escolar de uma forma simultaneamente relevante e culturalmente sensível para os vários países europeus. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
publisher_version_2014_Projeto CARE_Desafios de uma avalia??o relevante e culturalmente sens?vel dos contextos educativos a n?vel europeu..pdf | 187,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.