Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8110
Author(s): Martins, Ana Isa Alves
Advisor: Carvalho, José Crespo de
Date: 2013
Title: Franchising e o comércio de flores e plantas
Reference: MARTINS, Ana Isa Alves - Franchising e o comércio de flores e plantas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8110>.
Keywords: Franchising
Comércio a retalho
Flores
Floricultura
Retail trade
Flowers
Floriculture
Abstract: O franchising é um modelo de negócio centrado na distribuição de bens e/ou serviços através do licenciamento de uma marca, de um conjunto de direitos sobre propriedade intelectual e de um formato de negócio através de um contrato entre duas partes, em que uma cede o modelo por contrapartidas financeiras. O franchising é um modelo que floresce no mundo, existindo cada vez mais marcas, redes e unidades franchisadas. Não existindo um único continente habitado que não possua negócios de franchising. Na Europa o franchising é um dinamizador económico, fomentado a criação de empresas e pequenos negócios, e consequentemente gerador de emprego e de volume de negócios. O franchising contribui ainda para a transformação, modernização e profissionalização de profissões e serviços tradicionais, bem como para a constituição de novos serviços. Este trabalho analisa o franchising enquanto modelo de negócio, através das suas características, vantagens e desvantagens e a sua aplicabilidade ao tradicional comércio de flores e plantas em Portugal, destacando os pontos de sucesso e insucesso desta aplicação num caso prático e real, com o intuito de perceber se essa aplicabilidade é ou não possível e com que nível de adaptações. As ilações que se retiram desta análise são que o franchising pode ser aplicado ao comércio de retalho de flores e plantas, mas que serão necessárias muitas adaptações comparativamente à maneira como normalmente se desenrola a atividade no setor.
Franchising is a business model format based on the distribution of goods and/or services through the licencing of a brand, a set of rights over intellectual property and a business format by the terms of a contract between two parts, in which one gives the model for financial compensation. Franchising is growing in use as model all over the world, with more brands, networks and units appearing every day. There is not an inhabited continent in the world where franchising doesn’t exist. In Europe franchising is an economic enabler, promoting the creation of companies and small businesses, and consequently generating employment and turnover. It also contributes for the transformation, modernization and professionalization of traditional trades and services, as well as creation of new ones. This work aims at analysing franchising as a business format, through its characteristics, advantages and disadvantages as well as its applicability to the traditional trade and commerce of flowers and plants in Portugal, by highlighting the success points and failures of a practical real case, in order to understand if it can be done or not and with which level of adaptations. The lessons taken from this analysis were that franchising can be applicable to the retail trade (commerce) of flowers and plants, but there will be necessary to many adaptations comparatively to the normal ways of the trade (work).
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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FRANCHISING E O COMÉRCIO DE FLORES E PLANTAS_ ANA ISA MARTINS_2013.pdf
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