Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8110
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, José Crespo de-
dc.contributor.authorMartins, Ana Isa Alves-
dc.date.accessioned2014-12-12T14:33:01Z-
dc.date.available2014-12-12T14:33:01Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-11por
dc.identifier.citationMartins, A. I. A. (2013). Franchising e o comércio de flores e plantas em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8110pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8110-
dc.descriptionRelatório de Projetopor
dc.description.abstractO franchising é um modelo de negócio centrado na distribuição de bens e/ou serviços através do licenciamento de uma marca, de um conjunto de direitos sobre propriedade intelectual e de um formato de negócio através de um contrato entre duas partes, em que uma cede o modelo por contrapartidas financeiras. O franchising é um modelo que floresce no mundo, existindo cada vez mais marcas, redes e unidades franchisadas. Não existindo um único continente habitado que não possua negócios de franchising. Na Europa o franchising é um dinamizador económico, fomentado a criação de empresas e pequenos negócios, e consequentemente gerador de emprego e de volume de negócios. O franchising contribui ainda para a transformação, modernização e profissionalização de profissões e serviços tradicionais, bem como para a constituição de novos serviços. Este trabalho analisa o franchising enquanto modelo de negócio, através das suas características, vantagens e desvantagens e a sua aplicabilidade ao tradicional comércio de flores e plantas em Portugal, destacando os pontos de sucesso e insucesso desta aplicação num caso prático e real, com o intuito de perceber se essa aplicabilidade é ou não possível e com que nível de adaptações. As ilações que se retiram desta análise são que o franchising pode ser aplicado ao comércio de retalho de flores e plantas, mas que serão necessárias muitas adaptações comparativamente à maneira como normalmente se desenrola a atividade no setor.por
dc.description.abstractFranchising is a business model format based on the distribution of goods and/or services through the licencing of a brand, a set of rights over intellectual property and a business format by the terms of a contract between two parts, in which one gives the model for financial compensation. Franchising is growing in use as model all over the world, with more brands, networks and units appearing every day. There is not an inhabited continent in the world where franchising doesn’t exist. In Europe franchising is an economic enabler, promoting the creation of companies and small businesses, and consequently generating employment and turnover. It also contributes for the transformation, modernization and professionalization of traditional trades and services, as well as creation of new ones. This work aims at analysing franchising as a business format, through its characteristics, advantages and disadvantages as well as its applicability to the traditional trade and commerce of flowers and plants in Portugal, by highlighting the success points and failures of a practical real case, in order to understand if it can be done or not and with which level of adaptations. The lessons taken from this analysis were that franchising can be applicable to the retail trade (commerce) of flowers and plants, but there will be necessary to many adaptations comparatively to the normal ways of the trade (work).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFranchising -- Franchisingpor
dc.subjectComércio a retalhopor
dc.subjectFlorespor
dc.subjectFloriculturapor
dc.subjectRetail tradepor
dc.subjectFlowerspor
dc.subjectFloriculturepor
dc.titleFranchising e o comércio de flores e plantas em Portugalpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201029871-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_ana_alves_martins.pdf
  Restricted Access
1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.