Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8080
Author(s): Venda, Susana Filipa Guerreiro da Costa
Advisor: Alturas, Bráulio Alexandre Barreira
Date: 2013
Title: A rede social SASGnose e a sua adequação nos objectivos do programa académico do SAS
Reference: Venda, S. F. G. da C. (2013). A rede social SASGnose e a sua adequação nos objectivos do programa académico do SAS [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8080
Keywords: Media sociais -- Social media
SAS
Estudo de caso -- Case study
Objectivos empresariais
Corporate objectives
Abstract: As redes sociais online têm vindo a destacar-se na nossa sociedade e a sua utilização pelas empresas tem ganho cada vez mais espaço. Na empresa SAS foi desenvolvida uma ferramenta, o SASGnose, com o objectivo de ir ao encontro da necessidade de partilha de informação dos seus utilizadores académicos. Esta ferramenta foi criada com o intuito de se interligar com o programa académico do SAS. O presente estudo pretendeu, a partir de uma metodologia qualitativa e de carácter exploratório, verificar se: a ferramenta cumpre os objectivos do programa académico do SAS (através de entrevistas a colaboradores) e; verificar se a ferramenta cumpre os seus objectivos (através de entrevistas a pessoas do meio académico). Os resultados obtidos revelam que os objectivos do programa académico que não estão a ser cumpridos pela ferramenta são o suporte do foco no negócio do país uma vez que não se encontram resultados concretos deste impacto e o envolvimento dos clientes académicos ainda não é o desejável. Os objectivos da ferramenta estão a ser cumpridos no que respeita à troca de conhecimento entre pessoas e no apoio aos clientes. Contudo, impera a necessidade de apostar mais na divulgação e na visibilidade da ferramenta. Algumas reflexões para os dados são apresentadas no capítulo das conclusões.
The online social networks have come to prominence in our society and its use by companies has gained more space. In SAS company, it was developed a tool, SASGnose, aiming to fulfill its need of sharing information with their academic users. This tool was also created with the aim to interconnect with SAS’s academic program. The present study, based on a qualitative and exploratory methodology, intended to verify if: the tool meets the objectives of SAS’s academic program (through interviews with employees) and; to verify if the tool meets its own objectives (through interviews with people of an academic environment). The results obtained reveal that the academic program objectives that aren’t being meet by the tool are the business focus support of the country, since there are no concrete results of that impact and, the involvement of academic clients that is still not the desirable. The tool’s objectives are being meet with respect to knowledge exchange between people and the clients support. However, it remains the need of more dissemination and visibility of the tool. Some data reflections are presented in the conclusion chapter.
Department: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Degree: Mestrado em Informática e Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_susana_costa_venda.pdf
  Restricted Access
3,21 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.