Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/8036
Author(s): Antunes, A
Caetano, A.
Cunha, M. P.
Date: 2013
Title: O papel do capital psicológico na criação de valor para as organizações
Volume: 12
Number: 3
Pages: 2-10
ISSN: 1645-4464
Keywords: Comportamento organizacional positivo
Capital psicológico
Capital humano
Capital Social
Abstract: A aplicação da positividade aos contextos organizacionais tem conhecido uma divulgação crescente, mas vê ainda questionada a sua pertinência para as ciências organizacionais. O objetivo deste artigo é analisar criticamente o papel do capital psicológico, constructo central do comportamento organizacional positivo, na criação de valor para as organizações. A partir da atual concetualização de capital psicológico, são examinadas as relações entre este constructo, o capital humano e o capital social, estes últimos reconhecidos pelo seu valor acrescentado para as organizações. É sugerida uma releitura das relações entre estas três formas de capital, assente na sua demarcação, mas também na sua eventual articulação e integração. Esta reflexão crítica é complementada com uma análise da evidência empírica disponível e dos seus contributos e limitações para a assunção do valor acrescentado do capital psicológico para as organizações.
Peerreviewed: Sim
Access type: Embargoed Access
Appears in Collections:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
publisher_version_Rev Port Bras de gestao 2013.pdf
  Restricted Access
230,91 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.