Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7967
Author(s): Cunha, Mariana Monteiro da
Advisor: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Lapa, Tiago
Date: 2013
Title: QR code: Uma nova forma de consumo e estratégia de marketing?
Reference: Cunha, M. M. da. (2013). QR code: Uma nova forma de consumo e estratégia de marketing? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7967
Keywords: Marketing digital -- Digital marketing
Mobile marketing
Mobile tagging
Media convergence
Sociedade de consumo -- Consumer society
Consumer 2.0
Risco -- Risk
Trust and relationship marketing
Código QR -- QR Code
Convergência dos media
Consumidor 2.0
Confiança e marketing relacional
Abstract: Diariamente o Marketing conhece novos horizontes, uma vez que o crescimento tecnológico é constante, de modo a fazer face às diferentes e incessantes necessidades dos consumidores, sendo por isso necessário criar novas estratégias, ferramentas e meios de actuação. A actual e crescente tendência dos dispositivos móveis, como é o exemplo dos smartphones, começa a influenciar e modificar, em parte, alguns dos hábitos de consumo e, como tal, o Marketing móvel começou intensificar as suas estratégias através das SMS, MMS, GPS, códigos Qr, entre outros. Nesta dissertação daremos especial atenção ao código Qr, que se trata de um tipo de mobile tag 2D, tendo em conta as suas características, utilidades, suportes utilizados, vantagens e desvantagens inerentes. As originais utilidades dadas aos códigos Qr por determinadas empresas e marcas, capta a atenção para o código que consegue ligar o mundo offline com o mundo online de uma forma eficaz desde que as premissas necessárias existam. Apurou-se, através deste estudo, que a utilização dos códigos de resposta rápida depende essencialmente do valor que estes acrescentam ao consumidor, da disponibilidade de rede wireless, do risco e confiança que transmitem. Concluiu-se também que os hábitos de consumo e de utilização das diversas tecnologias não mudaram totalmente, alguns apenas se adaptaram às novas oportunidades.
Everyday Marketing knows new horizons because of the constant technologic growth, being able to face the different consumer’s necessities. Consequently these facts encourage the creation of new strategies, tools and means of action. The nowadays risen of mobile devices trends - a good example are the smartphones- is influencing and modifying some consumption habits which has made Mobile Marketing started to intensify their strategies through SMS, MMS, GPS and also Qr Codes. In this dissertation will be given special attention to Qr Code defined as a type of 2D mobile tag. It will be also analyzed his utilities, characteristics, advantages, disadvantages and used supports. Brands and enterprises have been focus their attention in Qr Code original utilities, establishing a link between the offline world and the online world. This study allowed concluding that the using of Quick Response code depends essentially on the value that it adds to consumer’s life; wireless web availability risk and trust that these codes transmit. Nevertheless, it was also concluded the consumption habits and vary technology have not changed totally; some of them just have made some adjustments according to new opportunities.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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