Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7967
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão-
dc.contributor.advisorLapa, Tiago-
dc.contributor.authorCunha, Mariana Monteiro da-
dc.date.accessioned2014-11-24T14:28:42Z-
dc.date.available2014-11-24T14:28:42Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-10por
dc.identifier.citationCUNHA, Mariana Monteiro da - QR code: uma nova forma de consumo e estratégia de marketing? [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7967>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7967-
dc.description.abstractDiariamente o Marketing conhece novos horizontes, uma vez que o crescimento tecnológico é constante, de modo a fazer face às diferentes e incessantes necessidades dos consumidores, sendo por isso necessário criar novas estratégias, ferramentas e meios de actuação. A actual e crescente tendência dos dispositivos móveis, como é o exemplo dos smartphones, começa a influenciar e modificar, em parte, alguns dos hábitos de consumo e, como tal, o Marketing móvel começou intensificar as suas estratégias através das SMS, MMS, GPS, códigos Qr, entre outros. Nesta dissertação daremos especial atenção ao código Qr, que se trata de um tipo de mobile tag 2D, tendo em conta as suas características, utilidades, suportes utilizados, vantagens e desvantagens inerentes. As originais utilidades dadas aos códigos Qr por determinadas empresas e marcas, capta a atenção para o código que consegue ligar o mundo offline com o mundo online de uma forma eficaz desde que as premissas necessárias existam. Apurou-se, através deste estudo, que a utilização dos códigos de resposta rápida depende essencialmente do valor que estes acrescentam ao consumidor, da disponibilidade de rede wireless, do risco e confiança que transmitem. Concluiu-se também que os hábitos de consumo e de utilização das diversas tecnologias não mudaram totalmente, alguns apenas se adaptaram às novas oportunidades.por
dc.description.abstractEveryday Marketing knows new horizons because of the constant technologic growth, being able to face the different consumer’s necessities. Consequently these facts encourage the creation of new strategies, tools and means of action. The nowadays risen of mobile devices trends - a good example are the smartphones- is influencing and modifying some consumption habits which has made Mobile Marketing started to intensify their strategies through SMS, MMS, GPS and also Qr Codes. In this dissertation will be given special attention to Qr Code defined as a type of 2D mobile tag. It will be also analyzed his utilities, characteristics, advantages, disadvantages and used supports. Brands and enterprises have been focus their attention in Qr Code original utilities, establishing a link between the offline world and the online world. This study allowed concluding that the using of Quick Response code depends essentially on the value that it adds to consumer’s life; wireless web availability risk and trust that these codes transmit. Nevertheless, it was also concluded the consumption habits and vary technology have not changed totally; some of them just have made some adjustments according to new opportunities.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDigital marketingpor
dc.subjectMobile marketingpor
dc.subjectMobile taggingpor
dc.subjectMedia convergencepor
dc.subjectConsumer societypor
dc.subjectConsumer 2.0por
dc.subjectRiskpor
dc.subjectTrust and relationship marketingpor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectMobile marketingpor
dc.subjectMobile taggingpor
dc.subjectQR codepor
dc.subjectConvergência dos mediapor
dc.subjectSociedade de consumopor
dc.subjectConsumidor 2.0por
dc.subjectRiscopor
dc.subjectConfiança e marketing relacionalpor
dc.titleQR code: uma nova forma de consumo e estratégia de marketing?por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201013347-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de mestrado_Mariana Cunha ISCTE2013.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.