Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7963
Autoria: Ribeiro, Rui Jorge Amaral
Orientação: Laureano, Raul M. S.
Costa, Carlos S. da
Data: 2012
Título próprio: Impacto do Fénix nos processos de trabalho: Aplicação aos docentes do ISCTE-IUL
Referência bibliográfica: Ribeiro, R. J. A. (2012). Impacto do Fénix nos processos de trabalho: Aplicação aos docentes do ISCTE-IUL [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7963
Palavras-chave: Sistema de informação -- Information system
Gestão de sistemas de informação -- Information systems management
Impacto das tecnologias de informação no trabalho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Impact of information technology at work
Resumo: A avaliação dos Sistemas de Informação (SI) é um tema que tem sido muito estudado nos últimos anos. Esta dissertação consiste num estudo caso, e pretende avaliar o impacto do Sistema de Informação do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em concreto da plataforma Fénix, sobre o trabalho dos docentes, no decorrer das suas actividades diárias. Foi investigado o impacto do Fénix nas dimensões: produtividade, inovação, controlo da gestão, tomada de decisão, segurança da informação, qualidade da informação, satisfação do cliente (estudante) e, por último, satisfação do utilizador (docente) com o Fénix nas dimensões conteúdo, precisão, formato, oportunidade e facilidade de utilização. Para o efeito, foi aplicado um questionário aos docentes que trabalham diariamente com o recurso ao Fénix, no qual foram obtidas 108 respostas. Os resultados indicam que as dimensões que apresentam maior impacto nos processos de trabalho ao nível individual são o controlo da gestão, a segurança da informação e a satisfação do cliente (estudante). Igualmente se verifica que à medida que aumenta o grau de satisfação com os recursos informáticos disponibilizados pela instituição, aumenta o impacto nas diferentes dimensões. O estudo permitiu ainda concluir, que as subdimensões da satisfação do utilizador, usabilidade, conteúdo, precisão e oportunidade, contribuem para a satisfação global do docente com o Fénix.
The evaluation of Information Systems is a topic that has been extensively studied in recent years. This master thesis consists of a case study, and aims to assess the impact of the Information System of Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), in concrete Fénix platform, on the work of teachers, in the course of their daily activities. It was investigated the impact of Fénix in dimensions: productivity, innovation, management control, decision making, information security, information quality, client satisfaction (student), and lastly the satisfaction of user (teacher) with the Fénix in dimensions content, accuracy, format, timeliness and ease of use. For this purpose, a questionnaire was administered to teachers who work daily with the use of the Fénix, in which 108 responses were obtained. The results indicate that the dimensions that have greater impact on work processes at the individual level are management control, information security and customer satisfaction (student). It also appears that as you increase the level of satisfaction with the computing resources provided by the institution, increases the impact on different dimensions. The study allowed us to conclude that the subdimensions of user satisfaction, usability, content, accuracy and timeliness, contribute to the overall satisfaction of teachers with Fénix.
Designação do Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_rui_amaral_ribeiro.pdf2,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.