Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7878
Author(s): Rebocho, Jorge Manuel Missionário
Advisor: Leão, Emanuel
Date: 2012
Title: A internacionalização das pequenas e médias empresas e as políticas públicas
Reference: Rebocho, J. M. M. (2012). A internacionalização das pequenas e médias empresas e as políticas públicas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7878
Abstract: A atualidade do comércio mundial obriga não só a um novo posicionamento das empresas em relação aos mercados, como também uma nova filosofia no modus operandis. A nova realidade, a rapidez e o pensar global são requisitos fundamentais a qualquer instituição empresarial. As políticas públicas terão a responsabilidade de conduzir as empresas a este novo paradigma. É necessário a realização de estudos que demonstrem qual o comportamento a adquirir. Desta necessidade, surgiu a vontade de fazer este trabalho. Analisámos literatura que consideramos relevante, e dessa vontade de saber surgiram novos conceitos “Consumer love”, na fidelização do consumidor, “Born Globals” filosofia imprescindível a todas as futuras empresas, “e-commerce”, que serão as novas vias de comércio e de informação ao consumo. Depois da pergunta de partida, a fundamentação teórica procurou razão de ser através de um estudo empírico, que criteriosamente selecionamos, para que nele existisse verdade em representar a realidade económica portuguesa. As conclusões deste estudo permitem saber o que tem sido feito em matéria de internacionalização nas PME’s portuguesas através de políticas públicas, e qual a opinião dos beneficiários deste esforço monetário público.
The current situation of world commerce compels not only to a new positioning by the companies towards markets, but also a new philosophy in the modus operandis. The new reality, speed and global thinking are fundamental requirements to any corporate institution. Public policies will have the responsibility to lead this new paradigm. It is necessary that new studies are conducted, to demonstrate which behavior to follow. From this need, came the will to do this project. We have analyzed literature which we consider relevant, and from that need of knowledge new concepts came to light, such as “Consumer love”, connected to customer fidelity; “Born Global”, a vital philosophy to all future companies; and “e- commerce”, all of what will be new ways of trade and information to the consumer. After the starting question, we tried basing our empirical study on carefully selected information, so that it could truthfully represent the economical Portuguese reality. The findings of this study allow us to know what has been done in terms of internationalization of Portuguese Small and Medium companies, and what is the opinion of those who benefit from this public monetary effort.
Department: Departamento de Economia Política
Degree: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_jorge_missionario_rebocho.pdf982,9 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.