Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7876
Author(s): Coutinho, Tânia Cristina de Melo
Advisor: Mamede, Ricardo Paes
Date: 2012
Title: Parcerias público-privadas: As vantagens teóricas e o seu impacto real no sector ferroviário Português
Reference: Coutinho, T. C. de M. (2012). Parcerias público-privadas: As vantagens teóricas e o seu impacto real no sector ferroviário Português [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7876
Keywords: Parceria público-privada -- Public-private partnership
Administração pública -- Public administration
Indústria ferroviária -- railway industry
Vantagens teóricas
Theoretical advantages
Abstract: O presente trabalho incide sobre o tema das Parcerias Público-Privadas e as suas vantagens teóricas. As limitações orçamentais, que desenham as políticas públicas na União Europeia, têm obrigado os governos a optar por soluções que lhes permitam continuar a exercer as responsabilidades de provisão de serviços públicos essenciais à sociedade. A utilização das PPP como alternativa de financiamento para a provisão desses serviços públicos e infra-estruturas associadas, tem vindo, ao longo da década de 90, a ganhar uma enorme expressão. Aquilo que procuraremos explorar nesta dissertação será uma comparação entre as vantagens teóricas associadas à aplicação deste regime contratual, face aos impactos obtidos na sua aplicação real. Para o efeito, optámos por estudar duas parceri as entre o Sector Público e o Sector Privado: a concessão Fertagus e a concessão Metro Sul -Tejo. Este conjunto representa o universo total das PPP no sector ferroviário português.
This essay is about the Public-Private Partnerships and their theoretical advantages. Budget restraints, that draw the public politics in the European Union, have forced the governments to opt for solutions that allow them to continue to be responsible in providing public services that are essential to society. The use of PPP as an financing alternative for providing these public services and associated infra -structures, has come to, since the beginning of the 90s, gain a big importance. What we look forward to explore in this essay is to compare the theoretical advantages associated to the application of this contractual regime, to the impacts of their actual implantation. For that matter, we opted for studying tw o partnerships between the Public Sector and the Private Sector: The Fertagus Concession and the Metro Sul-Tejo Concession. These two represent the whole universe of the PPP in the Portuguese Railroad sector.
Department: Departamento de Economia Política
Degree: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_tania_melo_coutinho.pdf843,01 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.