Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7820
Author(s): Oliveira, Ana Paula Simões de
Advisor: Ávila, Patrícia Durães
Date: 2012
Title: Projetos de vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário: Um estudo de caso numa escola secundária
Reference: Oliveira, A. P. S. de. (2012). Projetos de vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário: Um estudo de caso numa escola secundária [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7820
Keywords: Modalidades de educação e formação
Trajetória escolar
Origem sociofamiliar
Projetos de vida
Expetativas futuras
Learning modalities/routes and training
Educational trajectories
Sociocultural familial background
Life projects
Future expectations
Abstract: A sociedade do conhecimento enfrenta hoje mudanças e desafios significativos. Um deles é a necessidade e a urgência em combater os (ainda) persistentes fenómenos de baixa qualificação académica e profissional da sua população. Nas últimas décadas, Portugal tem implementado um conjunto de políticas educativas que visam contrariar este fenómeno de modo a elevar os níveis de qualificação da população portuguesa colocando-a em situação de igualdade com os padrões europeus. No quadro das políticas que têm vindo a ser adotadas destaca-se a diversidade de modalidades de educação e formação, que possibilitam uma multiplicidade de percursos escolares que se constituem como alternativas ao designado ensino regular. Com o objetivo de perceber a influência que as escolhas realizadas pelos jovens tem nos seus projetos de vida e expetativas futuras, desenvolveu-se a presente investigação, assente num estudo de caso que envolveu jovens à saída do ensino secundário de uma escola da área metropolitana de Lisboa, com percursos escolares diversificados. Os resultados obtidos permitiram observar a relação entre o percurso escolar, desdobrado em variáveis caraterizadoras (número de retenções, resultados escolares, perceção sobre o curso frequentado e autoavaliação das aprendizagens realizadas) e os projetos de vida e expetativas futuras dos jovens, diferenciados nas dimensões familiar, de formação e de competências autoavaliadas.
At present knowledge society encounters great transformations and challenges. One of these is the urgent necessity to restrict the (still) persistent phenomena of reduced academic and prof essional levels of its populations. In this last decade Portugal has implemented a series of educational policies that target on elevating the levels of qualifications of the Portuguese population and positioning it at the same standing of European standards. Within the framework of the implemented policies the varieties of educational and professional methods which enable a range of different routes to regular education stand out greatly. With the main objective of understanding the influence that the choices made by students have on their life projects and future expectations, this research was based on a case study of student population leaving high school in the Metropolitan Area of Lisbon who followed assorted educational routes. The obtained results point to a relation between the chosen educational routes, supported by characterizing variables (number of retentions, school results, perception of the course taken and self -assessment of the learning undertaken) with the life projects and future expec tations of these young people differentiated by dimensions of family structure, qualifications and self-assessment skills.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_ana_simoes_oliveira.pdf826,97 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.