Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7820
Author(s): | Oliveira, Ana Paula Simões de |
Advisor: | Ávila, Patrícia Durães |
Date: | 2012 |
Title: | Projetos de vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário: Um estudo de caso numa escola secundária |
Reference: | Oliveira, A. P. S. de. (2012). Projetos de vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário: Um estudo de caso numa escola secundária [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7820 |
Keywords: | Modalidades de educação e formação Trajetória escolar Origem sociofamiliar Projetos de vida Expetativas futuras Learning modalities/routes and training Educational trajectories Sociocultural familial background Life projects Future expectations |
Abstract: | A sociedade do conhecimento enfrenta hoje mudanças e desafios significativos. Um deles é a
necessidade e a urgência em combater os (ainda) persistentes fenómenos de baixa qualificação
académica e profissional da sua população. Nas últimas décadas, Portugal tem implementado um
conjunto de políticas educativas que visam contrariar este fenómeno de modo a elevar os níveis de
qualificação da população portuguesa colocando-a em situação de igualdade com os padrões europeus.
No quadro das políticas que têm vindo a ser adotadas destaca-se a diversidade de modalidades de
educação e formação, que possibilitam uma multiplicidade de percursos escolares que se constituem
como alternativas ao designado ensino regular.
Com o objetivo de perceber a influência que as escolhas realizadas pelos jovens tem nos seus
projetos de vida e expetativas futuras, desenvolveu-se a presente investigação, assente num estudo de
caso que envolveu jovens à saída do ensino secundário de uma escola da área metropolitana de Lisboa,
com percursos escolares diversificados.
Os resultados obtidos permitiram observar a relação entre o percurso escolar, desdobrado em
variáveis caraterizadoras (número de retenções, resultados escolares, perceção sobre o curso
frequentado e autoavaliação das aprendizagens realizadas) e os projetos de vida e expetativas futuras
dos jovens, diferenciados nas dimensões familiar, de formação e de competências autoavaliadas. At present knowledge society encounters great transformations and challenges. One of these is the urgent necessity to restrict the (still) persistent phenomena of reduced academic and prof essional levels of its populations. In this last decade Portugal has implemented a series of educational policies that target on elevating the levels of qualifications of the Portuguese population and positioning it at the same standing of European standards. Within the framework of the implemented policies the varieties of educational and professional methods which enable a range of different routes to regular education stand out greatly. With the main objective of understanding the influence that the choices made by students have on their life projects and future expectations, this research was based on a case study of student population leaving high school in the Metropolitan Area of Lisbon who followed assorted educational routes. The obtained results point to a relation between the chosen educational routes, supported by characterizing variables (number of retentions, school results, perception of the course taken and self -assessment of the learning undertaken) with the life projects and future expec tations of these young people differentiated by dimensions of family structure, qualifications and self-assessment skills. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_ana_simoes_oliveira.pdf | 826,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.