Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7820
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia Durães-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Paula Simões de-
dc.date.accessioned2014-10-24T12:02:01Z-
dc.date.available2014-10-24T12:02:01Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Paula Simões de - Projetos de vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário: um estudo de caso numa escola secundária [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7820>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7820-
dc.description.abstractA sociedade do conhecimento enfrenta hoje mudanças e desafios significativos. Um deles é a necessidade e a urgência em combater os (ainda) persistentes fenómenos de baixa qualificação académica e profissional da sua população. Nas últimas décadas, Portugal tem implementado um conjunto de políticas educativas que visam contrariar este fenómeno de modo a elevar os níveis de qualificação da população portuguesa colocando-a em situação de igualdade com os padrões europeus. No quadro das políticas que têm vindo a ser adotadas destaca-se a diversidade de modalidades de educação e formação, que possibilitam uma multiplicidade de percursos escolares que se constituem como alternativas ao designado ensino regular. Com o objetivo de perceber a influência que as escolhas realizadas pelos jovens tem nos seus projetos de vida e expetativas futuras, desenvolveu-se a presente investigação, assente num estudo de caso que envolveu jovens à saída do ensino secundário de uma escola da área metropolitana de Lisboa, com percursos escolares diversificados. Os resultados obtidos permitiram observar a relação entre o percurso escolar, desdobrado em variáveis caraterizadoras (número de retenções, resultados escolares, perceção sobre o curso frequentado e autoavaliação das aprendizagens realizadas) e os projetos de vida e expetativas futuras dos jovens, diferenciados nas dimensões familiar, de formação e de competências autoavaliadas.por
dc.description.abstractAt present knowledge society encounters great transformations and challenges. One of these is the urgent necessity to restrict the (still) persistent phenomena of reduced academic and prof essional levels of its populations. In this last decade Portugal has implemented a series of educational policies that target on elevating the levels of qualifications of the Portuguese population and positioning it at the same standing of European standards. Within the framework of the implemented policies the varieties of educational and professional methods which enable a range of different routes to regular education stand out greatly. With the main objective of understanding the influence that the choices made by students have on their life projects and future expectations, this research was based on a case study of student population leaving high school in the Metropolitan Area of Lisbon who followed assorted educational routes. The obtained results point to a relation between the chosen educational routes, supported by characterizing variables (number of retentions, school results, perception of the course taken and self -assessment of the learning undertaken) with the life projects and future expec tations of these young people differentiated by dimensions of family structure, qualifications and self -assessment skills.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectModalidades de educação e formaçãopor
dc.subjectTrajetória escolarpor
dc.subjectOrigem sociofamiliarpor
dc.subjectProjetos de vidapor
dc.subjectExpetativas futurampor
dc.subjectLearning modalities/routes and trainingpor
dc.subjectEducational trajectoriespor
dc.subjectSociocultural familial backgroundpor
dc.subjectLife projectspor
dc.subjectFuture expectationspor
dc.titleProjetos de vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário: um estudo de caso numa escola secundáriapor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projetos de vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário.pdf865,68 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.