Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7617
Author(s): | Paias, Carla Filipa Martins |
Advisor: | Ávila, Patrícia |
Date: | 2013 |
Title: | Regressar à escola, com os filhos: Literacia familiar e educação de adultos |
Reference: | Paias, C. F. M. (2013). Regressar à escola, com os filhos: Literacia familiar e educação de adultos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7671 |
Keywords: | Educação ao longo da vida Educação de adultos Literacia Literacia familiar Iniciativa novas oportunidades Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Lifelong education Literacy Family literacy New opportunities initiative Processes of Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC) |
Abstract: | Em Portugal, grande parte da população adulta apresenta não só baixos níveis de escolaridade como também níveis de literacia reduzidos.
Sendo o desenvolvimento de práticas de literacia em contexto familiar fundamental para a aquisição de competências neste domínio, considera-se que é fundamental conhecer as práticas que pais e filhos desenvolvem, nomeadamente em relação à leitura e à escrita.
Através da Iniciativa Novas Oportunidades, é interessante conhecer e analisar de que modo os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) facilitam, ou não, o desenvolvimento da literacia dos adultos e promovem, em simultâneo, práticas de literacia em conjunto com os seus filhos.
O estudo que aqui se apresenta inicia-se com uma breve revisão bibliográfica sobre Literacia e Aprendizagem ao longo da Vida, Educação e Formação de Adultos e Literacia Familiar. Segue-se a explicitação da estratégia metodológica e a apresentação dos resultados e conclusões aferidos a partir de doze entrevistas realizadas a adultos pouco escolarizados com filhos em idade escolar, destacando as mudanças percepcionadas em várias esferas das suas vidas. In Portugal, a large proportion of the adult population has not only low levels of education as well as low levels of literacy. In Portugal, a large proportion of the adult population shows not only low levels of education as well as low levels of literacy. Being the development of literacy practices in family context fundamental to the acquisition of skills in this field, it is considered to be essential to know the practices that parents and children develop, particularly to reading and writing. Through the New Opportunities Initiative it is interesting to understand and analyze how the RVCC processes (Recognition, Validation and Certification of Competencies) makes it easier, or not, the development of adult literacy and promote simultaneously literacy practices together with their children.The present study begins with a brief literature review on literacy and lifelong learning, education and training for adult and family literacy. Follows by an explanation of a methodological strategy and presentation of results and conclusions measured from twelve interviews of little education adults with school-age children, highlighting the perceived changes in various spheres of their lives. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_carla_martins_paias.pdf | 647,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.