Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7617
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia-
dc.contributor.authorPaias, Carla Filipa Martins-
dc.date.accessioned2014-06-12T19:25:45Z-
dc.date.available2014-06-12T19:25:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-02por
dc.identifier.citationPaias, C. F. M. (2013). Regressar à escola, com os filhos: Literacia familiar e educação de adultos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7671pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7617-
dc.description.abstractEm Portugal, grande parte da população adulta apresenta não só baixos níveis de escolaridade como também níveis de literacia reduzidos. Sendo o desenvolvimento de práticas de literacia em contexto familiar fundamental para a aquisição de competências neste domínio, considera-se que é fundamental conhecer as práticas que pais e filhos desenvolvem, nomeadamente em relação à leitura e à escrita. Através da Iniciativa Novas Oportunidades, é interessante conhecer e analisar de que modo os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) facilitam, ou não, o desenvolvimento da literacia dos adultos e promovem, em simultâneo, práticas de literacia em conjunto com os seus filhos. O estudo que aqui se apresenta inicia-se com uma breve revisão bibliográfica sobre Literacia e Aprendizagem ao longo da Vida, Educação e Formação de Adultos e Literacia Familiar. Segue-se a explicitação da estratégia metodológica e a apresentação dos resultados e conclusões aferidos a partir de doze entrevistas realizadas a adultos pouco escolarizados com filhos em idade escolar, destacando as mudanças percepcionadas em várias esferas das suas vidas.por
dc.description.abstractIn Portugal, a large proportion of the adult population has not only low levels of education as well as low levels of literacy. In Portugal, a large proportion of the adult population shows not only low levels of education as well as low levels of literacy. Being the development of literacy practices in family context fundamental to the acquisition of skills in this field, it is considered to be essential to know the practices that parents and children develop, particularly to reading and writing. Through the New Opportunities Initiative it is interesting to understand and analyze how the RVCC processes (Recognition, Validation and Certification of Competencies) makes it easier, or not, the development of adult literacy and promote simultaneously literacy practices together with their children.The present study begins with a brief literature review on literacy and lifelong learning, education and training for adult and family literacy. Follows by an explanation of a methodological strategy and presentation of results and conclusions measured from twelve interviews of little education adults with school-age children, highlighting the perceived changes in various spheres of their lives.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação ao longo da vidapor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectLiteracia familiarpor
dc.subjectIniciativa novas oportunidadespor
dc.subjectProcessos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)por
dc.subjectLifelong educationpor
dc.subjectLiteracypor
dc.subjectFamily literacypor
dc.subjectNew opportunities initiativepor
dc.subjectProcesses of Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC)por
dc.titleRegressar à escola, com os filhos: Literacia familiar e educação de adultospor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologia-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_carla_martins_paias.pdf647,78 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.