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http://hdl.handle.net/10071/7597
Author(s): | Cardona, Maria João |
Date: | 2014 |
Title: | As escolas como espaços de desenvolvimento comunitário. um estudo baseado na experiência de São Tomé e Príncipe |
ISBN: | 978-989-732-364-5 |
Keywords: | Educação Desenvolvimento Comunidade Organizações não governamentais |
Abstract: | A criação de redes e de grupos de trabalho a nível local é uma estratégia importante que
pode apoiar os educadores e educadoras dos diferentes níveis de ensino a ultrapassar as
questões com que se confrontam no dia a dia do seu trabalho. Estas redes podem funcionar a
nível dinâmico, como espaços de formação e de troca de saberes e a nível estrutural, a nível da
organização de centros de recursos que apoiem o trabalho das escolas e a rentabilização das
falhas materiais com que muitas vezes os profissionais e as profissionais se confrontam. A este
nível, São Tomé e Príncipe tem uma boa base de trabalho, que tem vindo a desenvolver,
nomeadamente a nível da educação pré-escolar e do ensino básico, com o apoio dos directores
e directoras das escolas. Partindo deste modelo definido pelo Estado central, como pode este
modelo ser desenvolvido a nível local reforçando o papel das escolas como espaços de
desenvolvimento comunitário, integrando iniciativas de outras instituições (não governamentais)
que desenvolvem iniciativas a nível local? Pretende-se debater o espaço que a escola pode
desenvolver a nível comunitário, como espaço congregador dos diferentes agentes sócioeducativos
que de forma directa ou indirecta podem interferir na vida das crianças e famílias. The creation of networks and local working groups is an important strategy that can help teachers to overcome the issues facing on a daily basis. These networks can operate at the dynamic level, as spaces for training and exchange of knowledge and at structural level, with the organization of resource centers that support the school work and the materials resource’s exploitation. At this level, São Tomé e Principe has already a good base to work, particularly in the pre-school and basic education, with the support of the directors of the schools. Based on this model defined by the central government, how to developed at local level the role of schools as community development spaces, integrating initiatives of other institutions (nongovernmental) that develop initiatives in the community? We’ll analyze the school at congregation space of the various socio-educational agents that interferes directly or indirectly in the lives of children and families |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
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