Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7432
Author(s): | Cardoso, Sandra Vanessa Soares |
Advisor: | Neves, José Soares |
Date: | 2013 |
Title: | Artes performativas e envolvimento da comunidade: Que contributo para a formação de públicos? |
Reference: | Cardoso, S. V. S. (2013). Artes performativas e envolvimento da comunidade: Que contributo para a formação de públicos? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7432 |
Keywords: | Artes performativas Comunidade -- Community Prática Formação de públicos Performing arts Practice Audience shaping |
Abstract: | A presente dissertação baseia-se nas problemáticas da sociologia de públicos e
recepção cultural (temáticas compatíveis com a gestão cultural, uma vez colocada a
tónica na importância de perceber os públicos da cultura) e põe em evidência um modo
particular de relação com a arte. Através do estudo de projectos que visam o
envolvimento da comunidade, trata-se o acesso à obra por via da prática, quer do lado
da oferta quer da procura.
É com este ponto de partida que se exploram, depois, as influências nas práticas
culturais dos indivíduos, a aproximação ou não à realidade das artes performativas e os
contributos verificados na lógica da formação de públicos.
Os dois estudos de caso são Atlas e Oxalá, integrados em dois festivais de artes
performativas, Materiais Diversos e Circular, respectivamente. Ambos convocam a
comunidade do respectivo espaço geográfico (com ou sem experiência profissional no
âmbito das artes) e permitem a formação de uma comunidade participante construída
sobre a partilha de experiências que visam aproximar a arte da vida e a criação da
recepção cultural.
Pensar a importância das motivações dos directores artísticos dos festivais e dos
artistas que impulsionaram estes projectos e a pluralidade de dois grupos de
participantes em acção é parte essencial deste estudo. Se por um lado, se conclui que a
formação escolar e a ligação prévia à realidade artística, não apresentam consequências
directas nas práticas culturais actuais, por outro estes projectos constituem um momento
de continuidade nas suas práticas ou o início de uma relação mais próxima com as artes. The present dissertation is based on the subjects of public sociology and cultural reception and puts in evidence a particular type of relationship between people and art. Its subjects are well-matched with Cultural Management, if we consider the importance of understanding the cultural publics. Throughout the study of projects that aim community involvement, this research explores the access to the work of art through its practice from both the supply side and the demand side. The two case studies are Atlas and Oxalá, integrated in the performing arts festivals Materiais Diversos and Circular, respectively. They both evoke their geographic space's community (with or without professional experience in arts) and allow the construction of an active community built through the sharing of experiences that intend an approach between art and life and the creation from cultural reception. Thinking about the importance of the festivals' and the artists’ motivations behind these projects and also the plurality of two groups of participants in action is an essential part of this research. If, on the one hand, the conclusions show that the academic formation and the participants' previous relationship with the arts don't show direct consequences in the actual cultural practices, on the other hand, these projects constitute a moment of continuity in their practices or the beginning of a closest relationship with the arts. |
Degree: | Mestrado em Gestão Cultural |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_sandra_soares_cardoso.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.