Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/7361
Autoria: | Alves, N. A. Abrantes, P. Rodrigues, C. F. Dias, P. C. |
Data: | 2013 |
Título próprio: | TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
Número: | 23 |
Paginação: | 87 - 95 |
ISSN: | 0872-8380 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/sociologico.861 |
Palavras-chave: | Ensino secundário Tecnologias da informação e da comunicação Ensino Aprendizagem |
Resumo: | A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica DMPS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FS_23_2013.pdf | Versão Editora | 844,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.