Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7361
Author(s): Alves, N. A.
Abrantes, P.
Rodrigues, C. F.
Dias, P. C.
Date: 2013
Title: TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
Number: 23
Pages: 87 - 95
ISSN: 0872-8380
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/sociologico.861
Keywords: Ensino secundário
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino
Aprendizagem
Abstract: A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
DMPS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FS_23_2013.pdfVersão Editora844,29 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.