Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/697
Author(s): | Torres, Graça Margarida Ferreira Adónis |
Advisor: | Figueira, Ana Paula Couceiro |
Date: | 2008 |
Title: | A expressão dramática/teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores. |
Reference: | TORRES, Graça Margarida Ferreira Adónis - A expressão dramática/teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. |
Keywords: | Artes na educação Atividades dramáticas Professores de expressão dramática/teatro Concepções, comportamentos e percepções do processo ensino-aprendizagem Arts in education Drama activities Drama and Theatre teachers Conceptions, behaviour and the perceptions of the process of teaching learning |
Abstract: | Sob o paradigma da sociedade contemporânea, cujas transformações estruturais
fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus actores sociais, também a
escola, reflexo e barómetro dessas alterações, catapulta a necessidade de reorganizar os seus
métodos de ensino, os seus próprios objectivos e práticas. Com o presente estudo, pretende
reflectir-se sobre o enquadramento das expressões artísticas na escola actual, à luz das novas
realidades escolares, e conhecer as percepções e significados dos professores de
teatro/expressão dramática, no que diz respeito à sua prática nas actividades dramáticas nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Contemporary society’s paradigm implies structural transformations that provoke an emerging set of needs and roles to be taken and expressed by its individuals. As a learning space and a space for development, the school strongly reflects and expresses these transformations, incurring the urgent need to rethink and reorganise (re-evaluate?) its teaching methods, objectives and practice. The present thesis aims to reflect on the relevance of artistic expressions in today’s schools and to reveal the drama teachers’ understanding of the importance and significance of these artistic expressions for theatre and drama related activities at Junior High School. |
Degree: | Mestrado em Sociologia |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE FINAL.pdf | 431,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.