Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6611
Author(s): Vaz, João S.
Advisor: Fernandes, Alexandra
Vargas, Carlos
Date: 2012
Title: Antiga lota de Portimão (projecto cultural): plano estratégico
Reference: Vaz, J. S.(2012). Antiga lota de Portimão (projecto cultural): plano estratégico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6611
Keywords: Economia criativa
Desenvolvimento regional
Gentrificação
Creative economy
Regional development
Gentrification
Abstract: Actualmente, as cidades concentram a sua actividade no sector terciário e os responsáveis do planeamento urbanístico enfrentam desafios para reconverter antigos espaços dedicados a actividades económicas abandonadas. Neste projecto de tese apresenta-se um modelo de um espaço dedicado à classe/práctica criativa associada ao consumo cultural, que possa ter efeitos positivos ao nível do estímulo da inovação económica e atractividade social para a cidade e região de Portimão, em particular, e do Algarve, em geral. A antiga Lota de Portimão é exemplo de um espaço degradado com localização urbanística privilegiada, carecendo de um projecto a médio/longo prazo que, mais que um simples (re)aproveitamento de um espaço, possa contribuir para a sua requalificação como serviço público e para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Portimão. Seguindo a tendência de aproveitamento de espaços devolutos para fins de reabilitação urbana com projectos culturais e/ou turísticos, é proposta a reabilitação desse espaço que albergará uma organização sem fins lucrativos, inovadora no sentido de implementar um espaço de confluição de criadores e consumidores de cultura e lazer criativo num ambiente lounge com acessibilidades de restauração, algo inexistente na actualidade. Unindo as potencialidades do espaço e sua localização, com a promoção de eventos e actividades culturais e criativas focadas no potencial local, pretende-se ter um impacto tanto na reabilitação urbana e desenvolvimento sociocultural das populações, como no estímulo à economia criativa e ao desenvolvimento regional. É um projecto que pretende ser sustentável, gerando receitas quer através dos eventos e actividades dinamizadas, quer, principalmente, através do serviço de bar/restauração, e procurando sempre minorar os custos envolvidos no desenvolver da sua actividade, através de protocolos de parceria com diversas entidades.
Cities nowadays concentrate their activity on the tertiary sector. As such, city planners are faced with the challenge of reconverting vacant buildings once dedicated to industrial activity. This thesis presents a model of a space dedicated to the creative class, cultural consumption, and creative practice, which can have a positive impact in terms of stimulating economic innovation and social attractivity in the city of Portimão in particular and the region of Algarve in general. The old Lota1 de Portimão is an example of a degraded building with a privileged location within the city lacking a mid-term/long-term project that, more than a simple re-occupation of the space, could contribute to its requalification and to the improving of Portimão’s population quality of life. Following the trend of using vacant buildings to urban rehabilitation ends, through cultural and/or touristic projects, in this thesis is proposed the rehabilitation of this space, which would be home to a not-for-profit organization. It would create a space devoted to the converging of culture and creative leisure creators and consumers, in a lounge environment with bar/food services, something that does not exist at present. By uniting the potential of the building and its location with that of local creativity and culture, through the promotion of different activities and events focused on it, it is aimed to cause an impact both in terms of urban rehabilitation and socio-cultural development of the population, and in terms of stimulating creative economy and regional development. It is a project aimed at sustainability, generating revenue through event creation and primarily through the bar/food service, always trying to minimize the costs of its activity through partnership protocols with different entities.
Degree: Mestrado em Gestão Cultural
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_joao_vaz.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.