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http://hdl.handle.net/10071/6337
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Title: Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
Authors: Cacela, Ana Rita Arêde Soveral
Orientador: Ramalho, Nelson
Keywords: Avaliação da formação
Transferência da formação
Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Formação profissional em contexto de trabalho
Evaluation of training
Training transfer
Organizational learning
Organizational culture
Professional training in work environment
Issue Date: 2012
Citation: CACELA, Ana Rita Arêde Soveral - Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6337>.
Abstract: A presente investigação tem por objetivo testar os eventuais efeitos de moderação que a cultura organizacional poderá exercer na relação entre transferência da formação e a apren-dizagem organizacional. Com esta finalidade foi usada uma amostra composta por 292 indi-víduos, de duas empresas direcionadas por uma cultura de objetivos e regras, respetivamente (Quinn & Rohrbaugh, 1983). As respostas a um questionário, composto pelas escalas Lear-ning Transfer System Inventory (LTSI) e Questionário de Capacidade de Aprendizagem Or-ganizacional, mostram que a cultura hierarquia está associada a menor capacidade de aprendi-zagem organizacional e de transferência quando comparada com a cultura de mercado. Mos-traram igualmente que os preditores de transferência da formação que predizem a AO diferem consoante a cultura assim indicando que as dinâmicas de transferência da formação são sensí-veis à cultura organizacional.
The present study intends to test the eventual moderator effects that organizational cul-ture may exert in the relation between training transfer and organizational learning. With this goal in mind we collected 292 answers from employees from two organizations with a goal culture and a rules culture respectively (Quinn & Rohrbaugh, 1983). Answers to Learning Transfer System Inventory (LTSI) and the Organizational Learning Capacity Scale (OL), showed that hierarchical culture, compared to market culture, is associated with a lower ca-pacity to learn as well as lower training transfer. It also showed that training transfer predic-tors of OL change according with the culture thus indicating that training transfer dynamics are sensible to organizational culture.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6337
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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