Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6337
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamalho, Nelson-
dc.contributor.authorCacela, Ana Rita Arêde Soveral-
dc.date.accessioned2014-01-23T17:00:20Z-
dc.date.available2014-01-23T17:00:20Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-09por
dc.identifier.citationCACELA, Ana Rita Arêde Soveral - Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6337>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6337-
dc.description.abstractA presente investigação tem por objetivo testar os eventuais efeitos de moderação que a cultura organizacional poderá exercer na relação entre transferência da formação e a apren-dizagem organizacional. Com esta finalidade foi usada uma amostra composta por 292 indi-víduos, de duas empresas direcionadas por uma cultura de objetivos e regras, respetivamente (Quinn & Rohrbaugh, 1983). As respostas a um questionário, composto pelas escalas Lear-ning Transfer System Inventory (LTSI) e Questionário de Capacidade de Aprendizagem Or-ganizacional, mostram que a cultura hierarquia está associada a menor capacidade de aprendi-zagem organizacional e de transferência quando comparada com a cultura de mercado. Mos-traram igualmente que os preditores de transferência da formação que predizem a AO diferem consoante a cultura assim indicando que as dinâmicas de transferência da formação são sensí-veis à cultura organizacional.por
dc.description.abstractThe present study intends to test the eventual moderator effects that organizational cul-ture may exert in the relation between training transfer and organizational learning. With this goal in mind we collected 292 answers from employees from two organizations with a goal culture and a rules culture respectively (Quinn & Rohrbaugh, 1983). Answers to Learning Transfer System Inventory (LTSI) and the Organizational Learning Capacity Scale (OL), showed that hierarchical culture, compared to market culture, is associated with a lower ca-pacity to learn as well as lower training transfer. It also showed that training transfer predic-tors of OL change according with the culture thus indicating that training transfer dynamics are sensible to organizational culture.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação da formaçãopor
dc.subjectTransferência da formaçãopor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectFormação profissional em contexto de trabalhopor
dc.subjectEvaluation of trainingpor
dc.subjectTraining transferpor
dc.subjectOrganizational learningpor
dc.subjectOrganizational culturepor
dc.subjectProfessional training in work environmentpor
dc.titleTransferência da formação: o papel moderador da cultura organizacionalpor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AnaRitaCacela.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.