Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6337
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramalho, Nelson | - |
dc.contributor.author | Cacela, Ana Rita Arêde Soveral | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-23T17:00:20Z | - |
dc.date.available | 2014-01-23T17:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.date.submitted | 2012-09 | por |
dc.identifier.citation | CACELA, Ana Rita Arêde Soveral - Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6337>. | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/6337 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação tem por objetivo testar os eventuais efeitos de moderação que a cultura organizacional poderá exercer na relação entre transferência da formação e a apren-dizagem organizacional. Com esta finalidade foi usada uma amostra composta por 292 indi-víduos, de duas empresas direcionadas por uma cultura de objetivos e regras, respetivamente (Quinn & Rohrbaugh, 1983). As respostas a um questionário, composto pelas escalas Lear-ning Transfer System Inventory (LTSI) e Questionário de Capacidade de Aprendizagem Or-ganizacional, mostram que a cultura hierarquia está associada a menor capacidade de aprendi-zagem organizacional e de transferência quando comparada com a cultura de mercado. Mos-traram igualmente que os preditores de transferência da formação que predizem a AO diferem consoante a cultura assim indicando que as dinâmicas de transferência da formação são sensí-veis à cultura organizacional. | por |
dc.description.abstract | The present study intends to test the eventual moderator effects that organizational cul-ture may exert in the relation between training transfer and organizational learning. With this goal in mind we collected 292 answers from employees from two organizations with a goal culture and a rules culture respectively (Quinn & Rohrbaugh, 1983). Answers to Learning Transfer System Inventory (LTSI) and the Organizational Learning Capacity Scale (OL), showed that hierarchical culture, compared to market culture, is associated with a lower ca-pacity to learn as well as lower training transfer. It also showed that training transfer predic-tors of OL change according with the culture thus indicating that training transfer dynamics are sensible to organizational culture. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Avaliação da formação | por |
dc.subject | Transferência da formação | por |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | por |
dc.subject | Cultura organizacional | por |
dc.subject | Formação profissional em contexto de trabalho | por |
dc.subject | Evaluation of training | por |
dc.subject | Training transfer | por |
dc.subject | Organizational learning | por |
dc.subject | Organizational culture | por |
dc.subject | Professional training in work environment | por |
dc.title | Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional | por |
dc.type | masterThesis | pt-PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AnaRitaCacela.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.