Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6029
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Joana | - |
dc.contributor.author | Lanceros-Méndez, Senentxu | - |
dc.contributor.author | Neves, Luísa | - |
dc.contributor.author | Santos, Júlio Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-26T14:52:38Z | - |
dc.date.available | 2013-11-26T14:52:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97836-5-2 Lisboa, Julho | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/6029 | - |
dc.description.abstract | A educação científica encontra-se profundamente intrincada nas dimensões económica, ambiental e social do desenvolvimento. As ações a desenvolver devem visar a formação de cientistas, técnicos e cidadãos esclarecidos e comprometidos com formas de viver e pensar sustentáveis. No entanto, o que se verifica em muitos países africanos, nomeadamente na Guiné-Bissau, é que o ensino das ciências se baseia na memorização de uma ciência culturalmente desenraizada, onde o trabalho prático com resolução de problemas é escasso, não se traduzindo em contributos sociais significativos. Tendo em conta esses pressupostos, foi desenvolvida uma proposta de um kit científico-pedagógico para o estudo da utilização local dos recursos energéticos baseado no aproveitamento do conhecimento local como estratégia de ensino, aprendizagem e desenvolvimento sustentável. | por |
dc.description.abstract | Scientific education is deeply involved in economic, environmental and social development. All action taken in this regard should aim at training scientists and technicians, but above all informed, committed citizens who can manage their daily lives better. However, in many African countries, as in Guinea-Bissau, scientific education is based on memorisation of an acultural science, where practical exercises and problem solving are scarce. Science education does not therefore have an impact on social change. In view of this situation, we have developed a proposal for a pedagogical scientific kit based on a study of local use of energy resources as a strategy for teaching, learning and sustainable development. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação científica | por |
dc.subject | Guiné-Bissau | por |
dc.subject | Kit científico- -pedagógico | por |
dc.subject | Energia | por |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Scientific education | por |
dc.subject | Guinea-Bissau | por |
dc.subject | Scientific-pedagogical ki | por |
dc.subject | Energy | por |
dc.subject | Environment | por |
dc.subject | Sustainability | por |
dc.title | Kit “Energia, Ambiente e Sustentabilidade”, uma Proposta para a Promoção da Educação Científica na Guiné-Bissau | por |
dc.title.alternative | Energy and development kit, a proposal to promote scientific education in Guinea-Bissau | por |
dc.type | bookPart | por |
degois.publication.firstPage | 92 | por |
degois.publication.lastPage | 100 | por |
degois.publication.location | Óbidos | por |
degois.publication.title | II Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas) | por |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira_Lanceros_COOPEDU.pdf | 343,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.