Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/6013
Author(s): | Santos, Júlio Gonçalves dos Silva, Rui da Mendes, Carolina |
Date: | Sep-2013 |
Title: | Culturas de apoio a Professores em Contexto de Fragilidade Educativa: Algumas reflexões e liçõesda Guiné-Bissau |
ISBN: | 978-989-97836-5-2 |
Keywords: | GAP PASEG II Guiné-Bissau Formação contínua de professores Guinea-Bissau Continuous teacher training |
Abstract: | Num contexto de fragilidade educativa, é fundamental apoiar a transição
para um sistema educativo mais estável a nível administrativo,
financeiro e pedagógico de uma forma holística. Esta comunicação baseada
na experiência do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da
Guiné-Bissau – fase II pretende refletir sobre uma estratégia de formação
de professores, os Grupos de Acompanhamento Pedagógico, que
apostam na capacitação e formação para o desenvolvimento humano e
profissional, numa perspetiva de valorização dos contextos e do conhecimento
local, partindo das escolas como unidades de intervenção, de
investigação, do reforço do papel dos agentes educativos, da corresponsabilização
e da criação de um capital de confiança. In a context of educational fragility, it is critical to provide holistic support in the transition to a stable education system in terms of administrative, financial and educational issues. This paper is based on the wide experience of the Portuguese Cooperation Programme – Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase ii and highlights a strategy for continuous teacher training – Educational Support Groups (GAP). GAP invests in training and education for human and professional development, emphasising the value of contexts, local knowledge, schools as intervention units, research, strengthening the role of school staff, joint responsibility and the creation of a capital of trust. |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Santos_SIlva_COOPEDU.pdf | 245,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.