Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6013
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Júlio Gonçalves dos-
dc.contributor.authorSilva, Rui da-
dc.contributor.authorMendes, Carolina-
dc.date.accessioned2013-11-26T11:55:06Z-
dc.date.available2013-11-26T11:55:06Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-989-97836-5-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6013-
dc.description.abstractNum contexto de fragilidade educativa, é fundamental apoiar a transição para um sistema educativo mais estável a nível administrativo, financeiro e pedagógico de uma forma holística. Esta comunicação baseada na experiência do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase II pretende refletir sobre uma estratégia de formação de professores, os Grupos de Acompanhamento Pedagógico, que apostam na capacitação e formação para o desenvolvimento humano e profissional, numa perspetiva de valorização dos contextos e do conhecimento local, partindo das escolas como unidades de intervenção, de investigação, do reforço do papel dos agentes educativos, da corresponsabilização e da criação de um capital de confiança.por
dc.description.abstractIn a context of educational fragility, it is critical to provide holistic support in the transition to a stable education system in terms of administrative, financial and educational issues. This paper is based on the wide experience of the Portuguese Cooperation Programme – Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase ii and highlights a strategy for continuous teacher training – Educational Support Groups (GAP). GAP invests in training and education for human and professional development, emphasising the value of contexts, local knowledge, schools as intervention units, research, strengthening the role of school staff, joint responsibility and the creation of a capital of trust.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGAPpor
dc.subjectPASEG IIpor
dc.subjectGuiné-Bissaupor
dc.subjectFormação contínua de professorespor
dc.subjectGuinea-Bissaupor
dc.subjectContinuous teacher trainingpor
dc.titleCulturas de apoio a Professores em Contexto de Fragilidade Educativa: Algumas reflexões e liçõesda Guiné-Bissaupor
dc.title.alternativeCultures of teacher support in a context of educational fragility: Some reflections and lessons from Guinea-Bissaupor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage64por
degois.publication.lastPage77por
degois.publication.locationÓbidospor
degois.publication.titleII Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas)por
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Santos_SIlva_COOPEDU.pdf245,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.