Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6013
Autoria: Santos, Júlio Gonçalves dos
Silva, Rui da
Mendes, Carolina
Data: Set-2013
Título próprio: Culturas de apoio a Professores em Contexto de Fragilidade Educativa: Algumas reflexões e liçõesda Guiné-Bissau
ISBN: 978-989-97836-5-2
Palavras-chave: GAP
PASEG II
Guiné-Bissau
Formação contínua de professores
Guinea-Bissau
Continuous teacher training
Resumo: Num contexto de fragilidade educativa, é fundamental apoiar a transição para um sistema educativo mais estável a nível administrativo, financeiro e pedagógico de uma forma holística. Esta comunicação baseada na experiência do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase II pretende refletir sobre uma estratégia de formação de professores, os Grupos de Acompanhamento Pedagógico, que apostam na capacitação e formação para o desenvolvimento humano e profissional, numa perspetiva de valorização dos contextos e do conhecimento local, partindo das escolas como unidades de intervenção, de investigação, do reforço do papel dos agentes educativos, da corresponsabilização e da criação de um capital de confiança.
In a context of educational fragility, it is critical to provide holistic support in the transition to a stable education system in terms of administrative, financial and educational issues. This paper is based on the wide experience of the Portuguese Cooperation Programme – Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau – fase ii and highlights a strategy for continuous teacher training – Educational Support Groups (GAP). GAP invests in training and education for human and professional development, emphasising the value of contexts, local knowledge, schools as intervention units, research, strengthening the role of school staff, joint responsibility and the creation of a capital of trust.
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Santos_SIlva_COOPEDU.pdf245,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.