Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5958
Autoria: Silva, Pedro Miguel Iria da
Orientação: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Caleiro, Maria da Estrela Ramos Serrano
Data: 2012
Título próprio: O Facebook como ferramenta de comunicação das instituições
Referência bibliográfica: Silva, P. M. I. da. (2012). O Facebook como ferramenta de comunicação das instituições [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5958
Palavras-chave: Facebook
Web 2.0
Comunicação -- Communication
Comunicação digital
Media sociais -- Social media
Instituições
Marca
Sociedade -- Society
Digital communication
Institutions
Brands
Resumo: No início da década de 90 surgiu aquilo que muitos autores consideram ser uma das maiores revoluções do Homem: a Internet. O seu desenvolvimento fez surgir a Web 2.0 e as redes sociais que se impuseram como um novo paradigma comportamental e comunicacional. A Sociedade adaptou-se à nova realidade e os cidadãos alteraram a sua maneira de comunicare de agir, tornando a Internet e as novas tecnologias num espaço coabitacional do seu dia-a-dia. Neste novo paradigma, o Mercado teve também que se adaptar e mudar a sua forma de agir e comunicar. Neste trabalho de projecto, pretendo mostrar a importância da adaptação comunicacional das instituições a esta realidade, usando a rede social Facebook como exemplo de ferramenta de comunicação, contextualizando-a numa componente teórica através de investigação e baseada em alguns autores. Nacomponente prática, apresento case-studies sobre quatro instituições diferentes, analisando os dados disponibilizados através de entrevistas feitas aos responsáveis das páginas do Facebook, corroborando assim o tema e mostrando a importância do Facebook como ferramenta de comunicação.
In the early 90's emerged what many authors consider to be one of the major revolutions for Man: the Internet. Its development brought about Web 2.0 and social networks that imposed a new communication and behavioral paradigm. Society had to adapt to this new reality and citizens changed their way of communicating and acting, cohabitating with the Internet and new technologies on a daily basis. In this new paradigm, the market also had to adapt and change their way of acting and communicate. In this work project, I intend to show the importance of institutions to adapt their communication processes to this reality using the social network Facebook as an example of a communication tool, contextualizing this in a theoretical component through research and based on some authors. In the practical component, case studies about four different institutions are presented, analyzing the data provided by interviews with the managers of Facebook pages, thus corroborating the theme and showing the importance of Facebook as a communication tool.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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