Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/5871
Author(s): | Seabra, Teresa |
Date: | 2012 |
Title: | Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa |
Number: | Número temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural |
Pages: | 185-210 |
ISSN: | 0872-3419 |
Keywords: | Desempenho escolar Imigração Desigualdades sociais |
Abstract: | O artigo explora a relação entre resultados escolares dos alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem (sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores), considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos em duas investigações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa: a trajectória escolar de 837 alunos do 5º e 6º anos e os resultados obtidos por 45093 alunos nas provas de aferição do 4º e 6º anos em 2009. Dos resultados salienta-se a persistência de desigualdades escolares que remetem para a etnicidade, apesar de estas se atenuarem quando todos os alunos partilham de semelhantes condições sociais, em especial se estas são desfavorecidas. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Seabra, Teresa (2012), Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Por.pdf | 346,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.