Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/5871
Autoria: | Seabra, Teresa |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa |
Número: | Número temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural |
Paginação: | 185-210 |
ISSN: | 0872-3419 |
Palavras-chave: | Desempenho escolar Imigração Desigualdades sociais |
Resumo: | O artigo explora a relação entre resultados escolares dos alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem (sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores), considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos em duas investigações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa: a trajectória escolar de 837 alunos do 5º e 6º anos e os resultados obtidos por 45093 alunos nas provas de aferição do 4º e 6º anos em 2009. Dos resultados salienta-se a persistência de desigualdades escolares que remetem para a etnicidade, apesar de estas se atenuarem quando todos os alunos partilham de semelhantes condições sociais, em especial se estas são desfavorecidas. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Seabra, Teresa (2012), Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Por.pdf | 346,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.