Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5871
Autoria: Seabra, Teresa
Data: 2012
Título próprio: Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa
Número: Número temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural
Paginação: 185-210
ISSN: 0872-3419
Palavras-chave: Desempenho escolar
Imigração
Desigualdades sociais
Resumo: O artigo explora a relação entre resultados escolares dos alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem (sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores), considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos em duas investigações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa: a trajectória escolar de 837 alunos do 5º e 6º anos e os resultados obtidos por 45093 alunos nas provas de aferição do 4º e 6º anos em 2009. Dos resultados salienta-se a persistência de desigualdades escolares que remetem para a etnicidade, apesar de estas se atenuarem quando todos os alunos partilham de semelhantes condições sociais, em especial se estas são desfavorecidas.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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Seabra, Teresa (2012), Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Por.pdf346,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


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