Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/5444| Author(s): | Machado, Fernando Luís Matias, Ana Raquel Leal, Sofia |
| Date: | 2005 |
| Title: | Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos |
| Volume: | Vol. XL |
| Number: | 176 |
| Pages: | 695-714 |
| ISSN: | 0003-2573 |
| Keywords: | Multiculturalismo Imigrantes africanos Rendimento escolar Aproveitamento escolar Desigualdades sociais Ensino |
| Abstract: | Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural. |
| Peerreviewed: | Sim |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Machado, Fernando Luís, Ana Raquel Matias e Sofia Leal (2005), Vol. XL, Nº 176, pp. 695-714.pdf | 95,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












