Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5444
Author(s): Machado, Fernando Luís
Matias, Ana Raquel
Leal, Sofia
Date: 2005
Title: Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos
Volume: Vol. XL
Number: 176
Pages: 695-714
ISSN: 0003-2573
Keywords: Multiculturalismo
Imigrantes africanos
Rendimento escolar
Aproveitamento escolar
Desigualdades sociais
Ensino
Abstract: Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.