Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5295
Autoria: Haro, Fernando Ampúdia
Data: 2011
Título próprio: Gestão, desenvolvimento e êxito: Sociogénese da literatura de auto‑ajuda em Portugal
Número: 94
Paginação: 41-61
ISSN: 0254-1106
Palavras-chave: auto‑ajuda
Estado Novo
governamentalidade
ideologia
literatura de auto‑ajuda
Portugal
psicologia do comportamento
Resumo: O objectivo deste artigo é analisar o código de comportamento e de emocionalidade que nasce da literatura de auto-ajuda publicada em Portugal a partir dos anos 1950, momento em que este tipo de publicações começa a ganhar presença e visibilidade. Inicialmente, este código parece afastar-se dos preceitos tradicionais defendidos pelo Estado Novo. No entanto, a análise da sua base social – o desenvolvimento económico, a integração do país no circuito capitalista internacional, a constituição da empresa como novo centro de integração social, a presença de novas mentalidades tecnocráticas e a procura, por parte do poder político, de um tipo de legitimidade baseada no desempenho – permite avaliar melhor esse eventual “afastamento” para observar como o regime integrou e assumiu a nova cultura comportamental e emocional da auto-ajuda num complexo produto de autoridade e liberdade. Tomando como referência os teóricos neofoucaltianos da governamentalidade analisa-se, através do exemplo da auto-ajuda, essa combinação de racionalidade política liberal e autoritária que o Estado Novo exibiu nos seus últimos vinte anos.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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