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http://hdl.handle.net/10071/5225
Author(s): | Prata, Tiago J. |
Advisor: | Martins, Luís Matos Flores, Adão |
Date: | 2012 |
Title: | E.SU: Sistema Electrónico de Interactividade Turístico-Cultural do Sul, Lda.: Plano de negócios (early stage plan) |
Reference: | Prata, T. J. (2012). E.SU: Sistema Electrónico de Interactividade Turístico-Cultural do Sul, Lda.: Plano de negócios (early stage plan) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5225 |
Keywords: | Inovação -- Innovation Turismo criativo Economia da experiência Tecnologia da informação -- Information technology Creative tourism Experience economy |
Abstract: | As dinâmicas da sociedade da informação/economia da experiência potenciaram alterações
nos comportamentos dos consumidores, originando novas necessidades de consumo, no
âmbito da co-criação de valor em experiências turístico-culturais.
Neste projecto de tese elabora-se uma avaliação de modelo de negócio, concretizada no
desenvolvimento do plano de negócios do projecto E.SU, uma plataforma digital promotora
de serviços de personalização de experiências turístico-culturais autênticas (actividades de
turismo criativo/nicho), via interface web e mobile.
A proposta é inovadora em três vertentes: pela criação de uma sub-categoria de mercado;
ao responder a uma necessidade do consumidor não satisfeita pelo mercado; e ao desenvolver
processos inovadores de cooperação entre agentes locais, potenciando a competitividade de
um cluster à escala global.
O plano de negócios é integrado numa metodologia de investigação-acção, com uso de
técnicas qualitativas de investigação SSM, para a identificação da situação
problemática/oportunidade de negócio, e determinação da viabilidade conceptual, técnica e
financeira do respectivo modelo de negócio.
A estratégia de desenvolvimento supõe a implementação da start-up no cluster turístico do
Algarve, cuja análise de mercado se considerou, dando-se relevância à definição de objectivos
e estratégia de implementação, com ênfase na prospecção de parcerias, concepção social do
marketing-mix e segmentação de mercados-alvo.
A análise financeira do negócio perspectiva um crescimento das vendas positivo, com
necessidades de financiamento baixas, e uma estrutura de custos fixos leve. As conclusões da
análise financeira apontam para uma rentabilidade com um VAL de 38.303€, uma TIR de
88,89%, e um Payback period de 02 anos. The contemporary dynamics of the information society and the experience economy have propelled changes in consumer behaviour and allowed new consumption needs, regarding value co-creation in creative tourism experiences. In this thesis, a business model evaluation was performed, realized in the business plan of E.SU project, a digital platform for the promotion of personal customization of authentic touristic experiences (creative and niche activities), via web and mobile interface. The proposition innovates in three aspects: creating a market subcategory; responding to consumer needs not addressed by the market; and developing an innovative process of cooperation between local agents, promoting competitiveness of a cluster at a global scale. The business plan is bodied by an investigation-action methodology, which uses SSM investigation qualitative instruments, for the identification of problematic situation/business opportunity, and determining the conceptual, technical and financial viability of the business model. The strategy developing assumes the start-up implementation on Algarve’s touristic cluster, of which a market analysis has been made, with relevance being given to the setting of implementation objectives and strategy, and with emphasis on the prospection of partnerships, social conception of the marketing-mix e market segmentation. The financial analysis of the business presumes a positive sales growth, low investment needs, and a light fixed cost structure. The financial analysis conclusions point towards a revenue with a net present value (NPV) of 38.303€, an internal rate of return (IRR) of 88,89% and a 02 year payback period. |
Degree: | Mestrado em Gestão Cultural |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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