Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5225
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Luís Matos-
dc.contributor.advisorFlores, Adão-
dc.contributor.authorPrata, Tiago J.-
dc.date.accessioned2013-06-27T18:22:38Z-
dc.date.available2013-06-27T18:22:38Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-06por
dc.identifier.citationPrata, T. J. (2012). E.SU: Sistema Electrónico de Interactividade Turístico-Cultural do Sul, Lda.: Plano de negócios (early stage plan) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5225pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5225-
dc.descriptionProjetopor
dc.description.abstractAs dinâmicas da sociedade da informação/economia da experiência potenciaram alterações nos comportamentos dos consumidores, originando novas necessidades de consumo, no âmbito da co-criação de valor em experiências turístico-culturais. Neste projecto de tese elabora-se uma avaliação de modelo de negócio, concretizada no desenvolvimento do plano de negócios do projecto E.SU, uma plataforma digital promotora de serviços de personalização de experiências turístico-culturais autênticas (actividades de turismo criativo/nicho), via interface web e mobile. A proposta é inovadora em três vertentes: pela criação de uma sub-categoria de mercado; ao responder a uma necessidade do consumidor não satisfeita pelo mercado; e ao desenvolver processos inovadores de cooperação entre agentes locais, potenciando a competitividade de um cluster à escala global. O plano de negócios é integrado numa metodologia de investigação-acção, com uso de técnicas qualitativas de investigação SSM, para a identificação da situação problemática/oportunidade de negócio, e determinação da viabilidade conceptual, técnica e financeira do respectivo modelo de negócio. A estratégia de desenvolvimento supõe a implementação da start-up no cluster turístico do Algarve, cuja análise de mercado se considerou, dando-se relevância à definição de objectivos e estratégia de implementação, com ênfase na prospecção de parcerias, concepção social do marketing-mix e segmentação de mercados-alvo. A análise financeira do negócio perspectiva um crescimento das vendas positivo, com necessidades de financiamento baixas, e uma estrutura de custos fixos leve. As conclusões da análise financeira apontam para uma rentabilidade com um VAL de 38.303€, uma TIR de 88,89%, e um Payback period de 02 anos.por
dc.description.abstractThe contemporary dynamics of the information society and the experience economy have propelled changes in consumer behaviour and allowed new consumption needs, regarding value co-creation in creative tourism experiences. In this thesis, a business model evaluation was performed, realized in the business plan of E.SU project, a digital platform for the promotion of personal customization of authentic touristic experiences (creative and niche activities), via web and mobile interface. The proposition innovates in three aspects: creating a market subcategory; responding to consumer needs not addressed by the market; and developing an innovative process of cooperation between local agents, promoting competitiveness of a cluster at a global scale. The business plan is bodied by an investigation-action methodology, which uses SSM investigation qualitative instruments, for the identification of problematic situation/business opportunity, and determining the conceptual, technical and financial viability of the business model. The strategy developing assumes the start-up implementation on Algarve’s touristic cluster, of which a market analysis has been made, with relevance being given to the setting of implementation objectives and strategy, and with emphasis on the prospection of partnerships, social conception of the marketing-mix e market segmentation. The financial analysis of the business presumes a positive sales growth, low investment needs, and a light fixed cost structure. The financial analysis conclusions point towards a revenue with a net present value (NPV) of 38.303€, an internal rate of return (IRR) of 88,89% and a 02 year payback period.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInovação -- Innovationpor
dc.subjectTurismo criativopor
dc.subjectEconomia da experiênciapor
dc.subjectTecnologia da informação -- Information technologypor
dc.subjectCreative tourismpor
dc.subjectExperience economypor
dc.titleE.SU: Sistema Electrónico de Interactividade Turístico-Cultural do Sul, Lda.: Plano de negócios (early stage plan)por
dc.title.alternativeE.SU: Sistema Eletrónico de Interatividade Turístico-Cultural do Sul, Lda.: Plano de negócios (early stage plan)-
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Cultural-
dc.subject.jelL26-
dc.subject.jelM13-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_tiago_prata.pdf2,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.