Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5218
Author(s): Ferreira, Francisco José Mairos
Advisor: Dionísio, Pedro
Date: 2011
Title: O impacto da crise financeira de 2008 no comportamento dos investidores
Reference: Ferreira, F. J. M. (2011). O impacto da crise financeira de 2008 no comportamento dos investidores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5218
Keywords: Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Crise financeira -- Financial crisis
Capacidades de marketing
Percepção do consumidor
Marketing capabilities
Consumer perceptions
Abstract: A crise financeira de 2008, despertou a generalidadedos investidores para a consciencialização da existência de uma oferta de produtos e serviços financeiros complexa e rígida, assente numa perspectiva transaccional que visa a obtenção de elevados níveis de comissionamento, sem atender às características específicas da procura, nomeadamente as necessidades e expectativas dos clientes. Neste cenário, com os investidores a afastar-se dos mercados financeiros, torna-se evidente a necessidade de procurar entender como a crise alterou a percepção dos consumidores e quais as Capacidades de Marketing que possibilitaram às instituições financeiras conhecer melhor os seus clientes, com o intuito de desenvolverem uma oferta de maior valor acrescentado.
The 2008 Financial crisis woke up most investors to the awareness of the existence of a complex and rigid offer of products and financial services, built on a transactional perspective that aims the achievement of high levels of commissioning, without taking into account the specific characteristics embedded in demand, namely, the clients’ needs and expectations. In this scenario, with investors moving away from the financial markets, the need for more knowledge regarding how the crisis changed client perspective and which Marketing Capabilities allow financial institutions to better know their clients becomes evident, with the purpose to develop an offer of more increased value.
Degree: Mestrado em Marketing
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_francisco_mairos_ferreira.pdf413,03 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.