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http://hdl.handle.net/10071/5185
Autoria: | Nóvoas, David Samuel Assis |
Orientação: | Machado, Fernando Luís Loura, Luísa Canto e Castro |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Trajetos escolares no ensino secundário: efeitos das origens sociais e expectativas dos estudantes |
Referência bibliográfica: | Nóvoas, D. S. A. (2012). Trajetos escolares no ensino secundário: efeitos das origens sociais e expectativas dos estudantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5185 |
Palavras-chave: | Trajeto escolar Desempenho escolar Escolhas escolares Expectativas School paths School performance School choices Expectations |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo os trajetos sociais e escolares de uma
amostra de 6836 jovens de 568 escolas que foram inquiridos pelo Observatório de Trajetos
dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) ao longo de cinco anos, através da aplicação de
três inquéritos por questionários distintos, em momentos considerados chave no seu trajeto
escolar e profissional.
Pretende-se compreender de que modo as origens sociais influenciam os trajetos vividos
e projetados dos jovens inquiridos, bem como as suas expectativas, respondendo a algumas
questões consideradas fundamentais: que elementos contribuem mais para a definição dos
trajetos escolares e profissionais, e se as representações e expectativas face ao mesmo variam
ao longo do tempo.
Ao longo do presente trabalho os trajetos serão reconstituídos e analisados, desde o
período de entrada no sistema educativo, até ao pós-secundário, sendo abrangidos os casos de
inserção profissional, e/ou no ensino superior. This work’s main objective is to study school paths from a sample of 6836 youths from 568 schools, which participated in the first cohort of the Observatory of the Paths of Secondary Education Students (OTES) thought five years, through the application of three separate questionnaires, which were responded in key moments of their educational and professional paths. The purpose is to understand in which way social origins, as well as expectations influence the experienced and projected paths of young respondents, intending thereby to answer some fundamental questions considered: what elements that contribute more to the definition of school and professional journeys, and do the representations and expectations about school paths vary over time. The trajectories will be reconstructed systematically, and the covered period will be the entry into the education system, with admission into pre-school to post-secondary events, like the admission into higher education, or joining the workforce. |
Designação do grau: | Mestrado em Sociologia e Planeamento |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_david_assis_novoas.pdf | 14,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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