Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5185
Author(s): Nóvoas, David Samuel Assis
Advisor: Machado, Fernando Luís
Loura, Luísa Canto e Castro
Date: 2012
Title: Trajetos escolares no ensino secundário: efeitos das origens sociais e expectativas dos estudantes
Reference: Nóvoas, D. S. A. (2012). Trajetos escolares no ensino secundário: efeitos das origens sociais e expectativas dos estudantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5185
Keywords: Trajeto escolar
Desempenho escolar
Escolhas escolares
Expectativas
School paths
School performance
School choices
Expectations
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de estudo os trajetos sociais e escolares de uma amostra de 6836 jovens de 568 escolas que foram inquiridos pelo Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) ao longo de cinco anos, através da aplicação de três inquéritos por questionários distintos, em momentos considerados chave no seu trajeto escolar e profissional. Pretende-se compreender de que modo as origens sociais influenciam os trajetos vividos e projetados dos jovens inquiridos, bem como as suas expectativas, respondendo a algumas questões consideradas fundamentais: que elementos contribuem mais para a definição dos trajetos escolares e profissionais, e se as representações e expectativas face ao mesmo variam ao longo do tempo. Ao longo do presente trabalho os trajetos serão reconstituídos e analisados, desde o período de entrada no sistema educativo, até ao pós-secundário, sendo abrangidos os casos de inserção profissional, e/ou no ensino superior.
This work’s main objective is to study school paths from a sample of 6836 youths from 568 schools, which participated in the first cohort of the Observatory of the Paths of Secondary Education Students (OTES) thought five years, through the application of three separate questionnaires, which were responded in key moments of their educational and professional paths. The purpose is to understand in which way social origins, as well as expectations influence the experienced and projected paths of young respondents, intending thereby to answer some fundamental questions considered: what elements that contribute more to the definition of school and professional journeys, and do the representations and expectations about school paths vary over time. The trajectories will be reconstructed systematically, and the covered period will be the entry into the education system, with admission into pre-school to post-secondary events, like the admission into higher education, or joining the workforce.
Degree: Mestrado em Sociologia e Planeamento
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_david_assis_novoas.pdf14,28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.