Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/5011
Autoria: | Ávila, Patrícia |
Data: | 2007 |
Título próprio: | Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados |
Volume: | 17/18 |
Paginação: | 307-337 |
ISSN: | 0872-3419 |
Palavras-chave: | Literacia Educação de adultos Competências-chave Centros de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (CRVCC) |
Resumo: | As sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos pouco escolarizados recentemente envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências-chave. Analisa-se, de forma focada e teoricamente orientada, um conjunto de dimensões relevantes para a compreensão dos contextos, dinâmicas e processos que, no decorrer da vida, condicionam, ou proporcionam, o desenvolvimento de competências, nomeadamente de literacia, assim como os possíveis efeitos de um dispositivo que visa, a par da certificação de competências-chave adquiridas, o desenvolvimento das competências em falta. Our societies create new demands to individuals regarding qualifications, competencies and learning processes. In Portugal, social inequalities in this domain are much accentuated. The majority of the adult population presents low levels of formal education, a process reinforced also by reduced levels of literacy. This article focuses specifically on adults with low formal education that were recently involved in processes of recognition and certification of key-competencies. In a theoretically focused and guided way, we analyze a set of relevant dimensions for the comprehension of the contexts, dynamics and processes that, during the life course, condition, or allow the development of competencies, namely, literacy competencies, as well as the possible effects of a devise that aims, besides the certification of acquired key-abilities, the development of missing competencies. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ávila, Patrícia (2007-2008), Sociologia, Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, Vol. 17-18, pp. 307-337.pdf | 457,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.