Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5011
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorÁvila, Patrícia-
dc.date.accessioned2013-05-27T10:45:58Z-
dc.date.available2013-05-27T10:45:58Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn0872-3419por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5011-
dc.description.abstractAs sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos pouco escolarizados recentemente envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências-chave. Analisa-se, de forma focada e teoricamente orientada, um conjunto de dimensões relevantes para a compreensão dos contextos, dinâmicas e processos que, no decorrer da vida, condicionam, ou proporcionam, o desenvolvimento de competências, nomeadamente de literacia, assim como os possíveis efeitos de um dispositivo que visa, a par da certificação de competências-chave adquiridas, o desenvolvimento das competências em falta.por
dc.description.abstractOur societies create new demands to individuals regarding qualifications, competencies and learning processes. In Portugal, social inequalities in this domain are much accentuated. The majority of the adult population presents low levels of formal education, a process reinforced also by reduced levels of literacy. This article focuses specifically on adults with low formal education that were recently involved in processes of recognition and certification of key-competencies. In a theoretically focused and guided way, we analyze a set of relevant dimensions for the comprehension of the contexts, dynamics and processes that, during the life course, condition, or allow the development of competencies, namely, literacy competencies, as well as the possible effects of a devise that aims, besides the certification of acquired key-abilities, the development of missing competencies.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade do Portopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectCompetências-chavepor
dc.subjectCentros de Reconhecimentopor
dc.subjectValidação e Certificação de Competências (CRVCC)por
dc.titleOs contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizadospor
dc.typearticle-
dc.pagination307-337por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalSociologiapor
dc.distributionNacionalpor
dc.volume17/18por
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.